3M volta a ser reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do planeta

3M volta a ser reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do planeta

A 3M continua a liderar o ranking das empresas mais sustentáveis do planeta, sendo incluída pelo 18º ano consecutivo no índice de sustentabilidade Dow Jones 2017 (DJSI). Desta forma, a empresa demonstra que as práticas sustentáveis, além de serem benéficas para o planeta, também são para os negócios.

Com base na ciência, a 3M conta com um longo percurso no compromisso com a sustentabilidade, desde que colocou em marcha o programa Pollution Prevention Pays (PPP) em 1975, até aos objetivos de sustentabilidade que planeou até 2025 relacionados com matérias-primas, água, energia, clima, saúde e segurança, bem como em educação e desenvolvimento.

“Os esforços da 3M, tanto nos Estados Unidos como a nível mundial, têm mantido a empresa entre as mais empenhadas na sustentabilidade. Levamos muito a sério o desafio de melhorar a vida das pessoas”, comenta Jean Bennington Sweeney, diretor de sustentabilidade da 3M.

O compromisso com a sustentabilidade e a melhoria da vida das pessoas deu lugar a numerosas tecnologias e produtos inovadores da 3M que abarcam os desafios mundiais de sustentabilidade no presente e no futuro, como por exemplo:
• Películas de controlo solar para as janelas que permitem a entrada de luz mantendo o calor, reduzindo assim as necessidades de consumo energético dos edifícios.
• Minúsculas bolhas de vidro que substituem materiais mais pesados reduzindo o peso sem sacrificar a sua resistência e contribuindo para a eficiência energética.
• Respiradores, cortinas cirúrgicas e rolos de uso médico que ajudam os hospitais a reduzir o desperdício e as infeções causadas pela contaminação cruzada.
• Películas para ecrãs de dispositivos eletrónicos que realçam a sua luminosidade mas com menor exigência energética.

“Estamos muito orgulhosos de sermos reconhecidos uma vez mais no Dow Jones Sustainability Index”, afirma Jean Bennington Sweeney, diretor de sustentabilidade da 3M. “É um testemunho fiável do trabalho dos nossos 90.000 colaboradores que se esforçam todos os dias para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo”.

O índice DJSI destaca as 316 empresas socialmente mais responsáveis entre as 2.535 empresas maiores do mundo. É desenvolvido por analistas de investigação que realizam um estudo em profundidade de desempenho ambiental, social e económico das empresas que é desenvolvido desde 1999 constituindo um índice de referência para os setores empresariais e financeiros. Uma das classificações de desempenho de sustentabilidade mais destacadas é realizada anualmente por S&P Dow Jones Indices e RobecoSAM, especialista em investimentos focados exclusivamente em sustentabilidade. As empresas que fazem parte do DJSI são reconhecidas publicamente como líderes na área social, ambiental e de grande atividade económica.

Recentemente a 3M também foi reconhecida com a máxima categoria (“Gold Recognition Level”) no ranking Ecovadis 2017, que destaca as empresas que realizaram os maiores esforços na sustentabilidade. Trata-se do prémio máximo que se concede atualmente como distinção à realização e desenvolvimento alcançado em sustentabilidade nas áreas relativas ao Meio Ambiente, Práticas Profissionais, Práticas Empresariais Responsáveis e à Cadeia de Fornecimento.