8ª edição das Conferências Vida Rural debate regadio em tempo de seca

8ª edição das Conferências Vida Rural debate regadio em tempo de seca

Categoria Advisor, Agenda

A gestão da água na agricultura é um tema crítico para os empresários agrícolas, em especial num ano seco como o que estamos a viver. É este o ponto de partida do debate lançado pela 8ª edição das Conferências Vida Rural, marcada para amanhã, dia 20 de junho, pelas 14 horas, no auditório EDIA, em Beja e que irá contar com a presença de José Pedro Salema, Presidente da empresa gestora do Alqueva, entre outos profissionais – agricultores, gestores e técnicos – que irão partilhar as suas ideias e experiências em torno dos “Desafios do regadio”.

Neste dia, profissionais do setor reúnem-se em torno do papel, ainda mais determinante em período intensivo de seca, da adequação do plano de rega, da tecnologia e das técnicas a cada cultura dentro da exploração agrícola, bem como às culturas superintensivas e às culturas emergentes como o amendoal.

Para falar sobre o “Planeamento e implementação da rega anual”, estará presente António Ramos da Aquagri; sobre a “Eficiência na utilização da água em regadios precários”, José Maria Falcão; a “Gestão de regadio em amendoal, Filipe Sevinate Pinto; a “Modelização e estratégia de controlo do olhode-pavão no olival”, Avelino Balsinhas da Bayer CropScience. Numa mesa redonda, para debater a gestão do recurso água em contexto de seca, irão estar reunidos Luís Saraiva Crisóstomo, da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, José Saramago Brito, da Casa Agrícola Saramago Brito e Gonçalo Macedo do Monte do Pasto.

O programa completo do encontro, organizado pelo oitavo ano consecutivo, pela revista Vida Rural e Grupo IFE – International Faculty for Executives – pode ser consultado no site oficial.