ADENE e EPAL lançam projeto para aumentar a eficiência no uso da água em Portugal

ADENE e EPAL lançam projeto para aumentar a eficiência no uso da água em Portugal

A ADENE –  Agência para a Energia e a Empresa Portuguesa Das Águas Livres (EPAL) juntaram-se para criar o projeto Aqua eXperience, uma iniciativa que quer induzir, de forma sistemática e duradoura, a mudança de comportamentos dos utilizadores de água em meio urbano, em particular nos
edifícios, para um uso mais inteligente e eficiente. O projeto obteve aprovação e é financiado pelo Fundo Ambiental, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA 2020, promovida pelo Ministério do Ambiente.

Sob o mote “Aproveitar o elevado Potencial de Eficiência e Poupança”, o projeto Aqua eXperience irá apostar numa atuação e comunicação multigeracional, suportada por diversas ferramentas digitais, iniciativas de sensibilização-educação junto da comunidade escolar e do público em geral. Os objetivos passam, entre outros, por aumentar, de forma permanente, a eficiência no uso da água em Portugal, tornar a poupança de água um gesto diário na rotina de todos, bem como valorizar a água como recurso vital e fundamental para a qualidade de vida, sustentabilidade e competitividade no nosso país. Outro dos propósitos do projeto é também contribuir para os objetivos globais e nacionais, em matéria de água, ambiente, clima e energia, estabelecidos a nível internacional, europeu e nacional.

No âmbito do projeto, a ADENE e a EPAL criaram uma plataforma digital, que disponibiliza conteúdos informativos sobre o uso eficiente da água. Também a Aqua Community, uma nova comunidade para a eficiência hídrica, pretende ser um canal de comunicação entre todos os utilizadores e entidades, com e sem fins lucrativos, detentoras de projetos, soluções, serviços e produtos que contribuem para a eficiência hídrica nos edifícios.

Assista ao vídeo de apresentação do projeto: