Ambiente 75 já está em distribuição

Ambiente 75 já está em distribuição

A edição 75 da Ambiente Magazine já está em distribuição.

Desta vez, a capa faz alusão ao Plano de Eficiência e de Produção de Energia do Grupo AdP (Águas de Portugal), cujo objetivo é permitir a produção de energias renováveis, a redução dos custos energéticos anuais em cinco milhões e evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 12.700 toneladas de CO₂.

Também na Atualidade, termina em setembro o prazo de discussão pública da Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, cujo financiamento, até 2025, é incerto.

Nas Águas, juntamos um estudo encomendado pela Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente ao Instituto Superior Técnico, sobre os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, cujos resultados mostram que os operadores privados mostram mais eficácia na execução dos investimentos, prestam melhor serviço e, nas mesmas condições dos públicos, praticam preços mais baixos.

Ainda nas Águas, a Águas do Ribatejo quer aumentar a eficiência e qualidade dos seus serviços, que servem uma população de 150 mil pessoas em sete municípios no distrito de Santarém; e dizemos quais os projetos de educação ambiental preparados pela Águas do Algarve.

No setor dos Resíduos, destaque para um estudo da 3Drivers, encomendado pelos dois Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos portugueses, que faz um balanço da atividade dos consórcios.

Destaque ainda para o artigo “As incoerências da Meta da Recolha Seletiva” da ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos.

A nível de empresas de Energia, nesta edição, falamos da multinancional alemã BASF, empenhada na proteção climática e eficiência energética; bem como a posição da Vulcano, enquanto líder nacional em Soluções da Águas Quente e Solar Térmico e uma das marcas que mais contribui para a salvaguarda da natureza. Também a Coopérnico quer envolver a comunidade em projetos de sustentabilidade. Explicamos-lhe ainda como é que a Energia Simples quer criar “Uma comunidade de partilha de energia verde”.

A Ambiente Magazine 75 contou também com a participação de Joana Magalhães, da PBBR – Sociedade de Advogados, RL, que aborda a questão da reabilitação urbana e a eficiência energética nacional.