Docente do Politécnico de Leiria representa Portugal em conferência sobre políticas europeias do Mar

Docente do Politécnico de Leiria representa Portugal em conferência sobre políticas europeias do Mar

Sérgio Leandro, subdiretor e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria), representa Portugal nos dias 12 e 13 de outubro, na conferência “Beyond 2020: Supporting Europe’s Coastal Communities”, na Estónia. O docente é orador convidado no workshop sobre inovação e competências marinhas, que integra o evento organizado pela Comissão Europeia e pela presidência da Estónia na União Europeia.

No workshop, Sérgio Leandro aborda os investimentos necessários para o desenvolvimento do setor marítimo, de forma a apoiar as ambições da União Europeia, no âmbito das estratégias delineadas para a Economia do Mar. Neste encontro o docente da ESTM/IPLeiria dá exemplos de plataformas de pesquisa e inovação para o conhecimento do mar, start-ups e pequenas empresas em áreas emergentes, bem como foca a importância de parcerias entre a Indústria e a Academia para o desenvolvimento de competências durante a carreira profissional.

A conferência “Beyond 2020: Supporting Europe’s Coastal Communities” versa sobre o Fundo Marítimo Europeu e Pescas, para analisar o modo como está a auxiliar a implementação da Política Comum da Pesca e da Política Marítima no atual período de programação (2014-2020). Esta iniciativa representa ainda a oportunidade de discutir os desafios atuais e futuros das comunidades costeiras, bem como potenciais respostas políticas.