Eficiência Energética: consórcio do projeto MOEEBIUS reúne-se em Portugal

Eficiência Energética: consórcio do projeto MOEEBIUS reúne-se em Portugal

Categoria Ambiente, Energia

A partir de hoje, dia 2 e amanhã, dia 3 de Novembro, a Câmara Municipal de Mafra e o ISQ, recebem em Portugal os seus parceiros internacionais do projeto MOEEBIUS – Modelling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability, para a segunda reunião do consórcio na Ericeira.

A iniciativa tem como propósito realizar um balanço do trabalho desenvolvido no primeiro ano do projeto e a definição do plano para os próximos seis meses. Paralelamente, serão realizadas visitas técnicas aos edifícios-piloto portugueses, pertencentes à C.M. Mafra, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho e o Complexo Escolar e Jardim Infantil da Venda do Pinheiro, para que os parceiros estrangeiros os possam conhecer.

O MOEEBIUS tem como principal intuito a introdução de uma metodologia holística de otimização da eficiência energética, de forma a melhorar as estratégias atuais de modelação e disponibilizar ferramentas de simulação inovadoras. Este é financiando pelo programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, o Horizonte 2020.

O projeto iniciou-se em novembro do ano passado, tem uma duração de três anos e meio, e é composto por um consórcio de 15 entidades europeias provenientes de 11 Estados Membros.

Até ao momento foram concluídas tarefas de definição da metodologia holística, englobando o estabelecimento de indicadores de performance, a identificação dos requisitos para os seus utilizadores e a criação de modelos de negócios inovadores.

A modelação dos edifícios-piloto é a tarefa do MOEEBIUS que se encontra em curso neste momento, sendo uma tarefa essencial para o desenvolvimento do projeto. Esta modelação, contém como principais características inovadoras a integração do conforto dos ocupantes, a qualidade do ar interior e a gestão da procura de energia. Posteriormente, serão desenvolvidas ferramentas de apoio à decisão inovadoras, focadas na otimização da gestão energética dos edifícios e na manutenção preventiva dos seus sistemas. Estas ferramentas de apoio à decisão e os modelos de negócio desenvolvidos serão testados e validados nos edifício-piloto do MOEEBIUS localizados em Portugal, no Reino Unido e na Sérvia.