Galp apresenta resultado líquido de 250 milhões de euros no primeiro semestre

Galp apresenta resultado líquido de 250 milhões de euros no primeiro semestre

Categoria Ambiente, Energia

A Galp Energia, SGPS, S.A somou no primeiro semestre deste ano um resultado líquido ajustado de 250 milhões de euros, mais três milhões do que em período homólogo, de acordo com informação da empresa.

Em comunicado oficial com os resultados do primeiro semestre, constata-se ainda que a Galp teve nos primeiros seis meses do ano um EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) total de 892 milhões de euros, mais 262 milhões do que no período homólogo.

Segundo a empresa, de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), o resultado líquido foi de 243 milhões.

A produção total de petróleo e gás natural cresceu 60%, chegando aos 88,9 barris/dia, contra os 55,5 barris/dia do período homólogo.

As vendas de produtos petrolíferos a clientes diretos mantiveram-se nos 4,4 milhões de toneladas e as vendas de gás natural aumentaram para 3.733 mm3, reflexo do crescimento dos volumes vendidos a clientes diretos, “apesar das menores oportunidades de trading”, refere um comunicado da empresa.

O investimento fixou-se nos 411 milhões – 89% foi aplicado aos projetos de exploração e produção -, uma queda de 35% relativamente ao período homólogo.

De acordo com a informação fornecida pela empresa, a dívida líquida (considerando o empréstimo à Sinopec como caixa) situava-se em 1.329 milhões de euros, menos 30% do que em período homólogo.