Grupo ISQ participa em workshop sobre energias alternativas da NASA

Grupo ISQ participa em workshop sobre energias alternativas da NASA

Categoria Ambiente, Energia

O Grupo ISQ vai participar no workshop anual da NASA, que debate a problemática do ambiente e energias alternativas, que decorre de 18 a 21 de outubro no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia (EUA). O tema principal é o aumento da missão espacial da Terra de resiliência de infraestruturas, através de medidas sustentáveis.

No evento, o ISQ vai apresentar dois trabalhos focados na utilização e distribuição eficiente de água e na eficiência energética em edifícios. A participação nacional neste workshop conta ainda com apresentações de alunos das Universidades do Porto, Minho e Lisboa, com soluções inovadora que podem ser adaptadas a novas tecnologias, para utilização tanto no planeta terra, como no espaço. Já o ISQ vai mostrar metodologias pioneiras e novas abordagens que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito de projetos de I&D Europeus, em que o Grupo tem participado, quer enquanto coordenador, quer como parceiro.

No geral, vão debater-se temas atuais relacionados com ambiente e energias alternativas, e com os respetivos desenvolvimentos tecnológicos, desde a fase de investigação e desenvolvimento até à sua comercialização.

O Grupo ISQ participa no evento por ser associado e co-fundador do C3P, uma associação que tem como objeto a prevenção, proteção e promoção do meio ambiente, com especial incidência nos domínios industrial e de Investigação e Desenvolvimento (I&D). O C3P coopera com a NASA desde 2002, servindo como uma ponte entre a América e a Europa no domínio do ambiente, para a troca de informação e desenvolvimento de projetos conjuntos. Esta cooperação foi estabelecida através de um acordo entre o Ministério do Ambiente de Portugal e a NASA.