IPS apresenta Projeto Europeu de Energia TESSe2b em Setúbal

IPS apresenta Projeto Europeu de Energia TESSe2b em Setúbal

Categoria Advisor, Investigação

O Projeto Europeu de Energia TESSe2b, coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e financiado com 4,3 milhões de euros pelo programa H2020 (Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação), será amanhã apresentadobno Auditório da Casa da Baía em Setúbal.
Para além da presença do Senhor Presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, estarão presentes o investigador responsável pelo projeto, Luís Coelho, os representantes dos 10 parceiros europeus provenientes da Alemanha, Reino Unido, Grécia, Áustria, Polónia, Espanha e Chipre, e um representante da Comissão Europeia.

O projeto TESSe2b (Thermal Energy Storage Systems for Energy Efficient Buildings) visa assegurar a sustentabilidade energética das habitações com recurso às energias renováveis (solar e geotérmica), através de uma solução inteligente e mais rentável economicamente para a população, com reduzido impacto ambiental. No âmbito da nova estratégia europeia para a investigação e a inovação no setor da energia, a Comissão Europeiaentende que “The project is ambitious and there is clear innovative potential”.

Durante quatro anos o IPS e os parceiros europeus vão desenvolver uma investigação inovadora na área da eficiência energética, nomeadamente no que concerne ao armazenamento de frio e de calor, incluindo a criação de protótipos para aplicação em três países da União Europeia, designadamente Chipre, Espanha e Áustria, selecionados pelas suas diferentes condições climatéricas. O TESSe2b contempla igualmente uma fase deavaliação da recetividade do equipamento pelo mercado, quer a nível das organizações da especialidade, bem como do utilizador final.