ISQ apresenta tecnologia de monitorização do ruído e qualidade do ar na Web Summit

ISQ apresenta tecnologia de monitorização do ruído e qualidade do ar na Web Summit

Categoria Advisor, Investigação

O ISQ, através da sua participada QART, está presente no Web Summit, quer no open space (A550 no dia 8 de Novembro) quer já com reuniões agendadas para possíveis parcerias, a apresentar uma tecnologia inovadora que monitoriza o ruído e a qualidade do ar que respiramos, em tempo real: uma ferramenta indispensável para materializar o conceito de smart cities. De salientar que esta empresa portuguesa foi classificada pela organização do Web Summit como empresa ALPHA.

O QART consiste num equipamento de dimensões reduzidas, de fácil manutenção e baixo custo, que emite informação em tempo real. Monitoriza o ruído, a qualidade do ar, a temperatura, a humidade e a pressão atmosférica. Com o QART passa a ser possível aos cidadãos, empresas e municípios ganhar o poder de decidir e evitar as zonas mais expostas a problemas de qualidade do ar, em ambiente urbano e industrial. Assim, o QART serve o interesse dos cidadãos e das instituições, criando um processo inédito: a democratização do acesso aos dados indicativos de qualidade do ar, ruído e tráfego.

É muito útil para unidades industriais, onde possibilita poupanças significativas no esforço técnico e financeiro associado ao necessário cumprimento regulamentar e para empresas de dados relevantes de apoio à decisão em áreas de lazer, escolares, turísticas.

Durante o Web Summit a QART efetuará um concurso para sortear uma QART PMX, um equipamento que monitoriza a qualidade do ar (partículas) em casa, e cujo resultado será divulgado na página linkedin da empresa.