ISQ participa em fórum internacional dedicado ao mar

ISQ participa em fórum internacional dedicado ao mar

Categoria Advisor, Empresas

O ISQ – organização privada de tecnologia para prestação de serviços – como membro da Associação Fórum Oceano (FO), irá participar no evento internacional BUSINESS2SEA2016 que terá lugar nos dias 16 a18 de novembro, na Alfandega do Porto.

A economia do Mar assume particular importância a nível económico em diferentes aspetos. Contribui para o “reforço da competitividade das PME, preservação e proteção do ambiente, promoção da utilização dos recursos, promoção da sustentabilidade e da qualidade do emprego, apoio à mobilidade dos trabalhadores e apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores”, salienta o comunicado.

O PO (Programa Operacional) MAR 2020 tem um orçamento de 508 milhões de euros, sendo o financiamento FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas – no montante de 392,5milhões de euros.

Na vertente de I&D, o ISQ participou em mais de 400 projetos, em colaboração com mais de 1200 parceiros, nacionais e internacionais, tendo concluído em 2015 cerca de 36 projetos QREN. A sua vertente de investigação tem posicionado o ISQ como parceiro de excelência da indústria dada a sua participação em projetos de I&D Europeus no setor marítimo, em diferentes componentes técnicas que vão desde o comportamento de novos materiais para reparação e revestimentos “amigos” do ambiente, inspeção e teste, manutenção e fiabilidade, até à segurança e remediação marítima.

Adicionalmente o ISQ desenvolve a sua atividade em mercados internacionais fortemente relacionados com a energia em geral, petróleo e gás em particular e muito em especial nas áreas do offshore e subsea. São exemplos os mercados de língua portuguesa como Brasil (há mais de 20 anos), Angola (há mais de 30 anos) e mais recentemente Moçambique. Igualmente na Noruega, com presença em projetos industriais há mais de 10 anos, que têm permitido um contacto permanente com tecnologias de subsea através de estaleiros e engenharias com atividade ou sedeadas na Noruega.

Em complemento destas geografias o ISQ tem uma forte presença no Mercado espanhol onde para além da relação com estaleiros de construção (naval) essencialmente na Galiza, está fortemente empenhado nos serviços para as energias renováveis, nomeadamente na cadeia de valor das eólicas.

É de salientar também a atividade nos mercados da Península Arábica, nomeadamente no Abu Dhabi e Arábia Saudita, onde, devido à fortíssima exigência técnica dos seus operadores, o ISQ presta serviços altamente diferenciados, nomeadamente nas áreas de análise de risco e de ensaios não convencionais.

É na agregação destas diferentes experiências, tanto nas áreas de prestação de serviços como na Investigação e Desenvolvimento que resulta a capacidade e diferenciação do ISQ.