Lena Ambiente e Energia volta a crescer e reduz dívida

Lena Ambiente e Energia volta a crescer e reduz dívida

Categoria Ambiente, Energia

O setor de Ambiente e Energia do Grupo Lena assinalou em 2015 um crescimento de 3,4% no volume de negócios, contrariando a tendência de decréscimo verificada entre 2013 e 2014. Foi ainda possível reduzir a dívida bruta neste setor do Grupo em 2,5 milhões de euros, quase 10% do valor de dívida total e mantendo uma margem EBITDA acima de 40%.

“Estes resultados surgem, naturalmente, do enorme dinamismo comercial e da qualidade do serviço prestado pelas nossas empresas, que começam a colher os resultados da aposta clara na inovação ao nível dos processos e de algumas tecnologias”, explica fonte ligada à empresa Lena Ambiente e Energia. “O Grupo tem continuado com o seu processo de reestruturação ganhando agilidade para contrariar a forte contração do mercado nacional, não deixando nunca de prosseguir nos objetivos principais, trabalhar no desenvolvimento de energias sustentáveis, na proteção do ambiente e a preservação dos recursos naturais”, sublinha a mesma fonte.

Neste setor destacam-se empreendimentos como os parques eólicos de Marvila (concelho da Batalha), em duas fases, com um total de 32 MW de potência, e de Sicó, no concelho de Pombal, com 20 MW de potência e servindo populações superiores a 130.000 habitantes, evitando a emissão de 62.000 toneladas de CO2.

Além disso, as empresas do Grupo continuaram as suas operações no tratamento de águas, no desenvolvimento de soluções e equipamentos, na construção e expansão de aterros de resíduos industriais (Castelo Branco e Beja) e urbanos, entre outros projetos por todo o País.

O Grupo Lena Ambiente e Energia integra nove empresas com atividade em três áreas que se complementam entre si: Energias Renováveis, Construção de Infraestruturas e Gestão Ambiental, que desenvolvem projetos tão diversificados como a produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis como parques eólicos, a gestão e exploração de aterros sanitários (Resíduos Industriais Banais, Resíduos Industriais Perigosos e Resíduos Sólidos Urbanos), e a gestão e exploração de Sistemas de Tratamento de Águas Residuais, de Abastecimento de Água Potável e Reciclagem.

Integram a Lena Ambiente e Energia as empresas Lena Ambiente – Gestão de Resíduos, a Eneólica – Energias Renováveis, sistemas multimunicipais como a Lezíria e a Gesamb, concessões de águas e saneamento como a Cartagua e a Abrantaqua, a BioEnergias – Gestão de Lamas, a empresa de transportes Treciver, e ainda a Vale Serrão Ambiente que desenvolve equipamentos específicos ligados à área do ambiente, como os túneis de lavagens, soluções de tratamento de águas para lagares, e suporte técnico a ETA e ETARs.