Maiambiente apresenta Horta Comunitária de Fundo de Vila

Maiambiente apresenta Horta Comunitária de Fundo de Vila

Foi num ambiente descontraído e animado que no passado dia 13 de julho, a MAIAMBIENTE apresentou o projeto da Horta Comunitária de Fundo de Vila, que irá nascer brevemente, em Milheirós, na Maia.

A apresentação pública realizou-se no Parque Central da Maia integrada na iniciativa ‘Naturalmente pelo Ambiente’ e contou com um momento de assinatura do protocolo de cooperação entre as entidades envolvidas.

Durante a tarde, uma centena de crianças das escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo das escolas do concelho participaram em atividades lúdicas e pedagógicas, entre as quais: workshop de reciclagem, insufláveis, pinturas faciais, música e muita animação. Paralelamente, decorreu um workshop de compostagem caseira destinado ao público mais velho. A iniciativa, organizada pela MAIAMBIENTE, contou com o apoio da Câmara Municipal da Maia, da Lipor e da Ferrovial.

A Horta Fundo de Vila vai dispor de 46 talhões individuais, de terreno cultivável, com compostor, uma zona de lazer, um local coletivo de armazenamento de pequenas alfaias agrícolas, ponto de água de utilização comum e um pomar. O projeto de arquitetura foi da responsabilidade do Gabinete Verdepróspero, com assinatura da Arquiteta Paisagista Renata Ferreira com a colaboração da Arquiteta Paisagista Cláudia Vilar.

Colaboradores das entidades parceiras e residentes no concelho da Maia podem candidatar-se a um destes terrenos. Para tal basta preencher o formulário de inscrição disponível na MAIAMBIENTE, Câmara Municipal da Maia, Junta de Freguesia de Milheirós ou Lipor. A entidade gestora do projeto procederá à seleção dos candidatos à utilização dos talhões disponíveis, tendo em conta os critérios de seleção definidos no Acordo de Utilização.