Miranda do Douro com dezenas de atividades no Festival Ibérico de natureza das arribas do Douro

Miranda do Douro com dezenas de atividades no Festival Ibérico de natureza das arribas do Douro

O ObservArribas – Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro vai apresentar, de 23 a 25 de junho, cerca de 50 atividades, desde observação de aves e flora e passeios guiados na natureza, a atividades culturais como workshops de Mirandês e danças tradicionais.

Já está disponível online o programa para os 3 dias mais movimentados de Miranda do Douro, em junho. A organização do Observarribas trabalhou com os vários parceiros para para proporcionar uma grande variedade de atividades ligadas à natureza, cultura e tradições da região das Arribas do Douro. As atividades são maioritariamente gratuitas ou com descontos exclusivos para os participantes. As inscrições online estão abertas até 16 de junho.

No espaço do festival, que inclui o Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro e o Auditório, no dia 23 de junho, o dia começa com atividades para os mais novos, enquanto no auditório irá decorrer o Seminário sobre Turismo da Natureza no Douro Internacional. No sábado, dia 24, entre muitas atividades possíveis, será possível assistir a uma demonstração da equipa cinotécnica do SEPNA/Life Rupis, que atua na área do Douro Internacional; enquanto, às 14.30 horas, o Pavilhão Multiusos recebe a abertura oficial do festival com a presença das várias entidades que possibilitaram a realização deste grande evento. No dia 25, mais uma vez são muitas e diversas as atividades em que pode participar, desde a Oficina sobre aves de Portugal, visitas a pombais tradicionais ou aos Centros de Valorização e de Acolhimento do Burro de Miranda, em todos os dias do festival. Canoagem, passeios pedestres, observação de aves e flora, exposições, fazem também parte da extensa oferta.

As atividades culturais englobam concertos de música tradicional, passeios de balão de ar quente (no dia 24), travessias de barco, workshops de língua Mirandesa e de Danças Mirandesas e um jantar de convívio seguido do evento “Diç que Hai Fiesta ne l Pobo” em Palaçoulo.

O principal objetivo da primeira edição do ObservArribas, co-organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Douro e Life Rupis, é a promoção dos valores naturais e culturais do Douro Internacional e Miranda do Douro e ligar, ainda mais as atividades de Natureza em Portugal e Espanha. Há também a forte aposta no turismo, aliada à época alta de verão e aos encantos e produtos únicos da região. “O ObservArribas foi pensado, em conjunto com os nossos parceiros, como um momento de celebração da Natureza, numa região única mas ainda pouco conhecida. Queremos que este festival deixe a sua marca no seguimento dos bons exemplos dos ótimos Festivais de Natureza organizados em Portugal. Trabalhamos para trazer visitantes ao Douro Internacional que irão experienciar este património natural rico e conhecer as potencialidades de Miranda do Douro, uma cidade que reúne história, tradição e bons equipamentos, acessíveis a todos”, garante Joaquim Teodósio da SPEA, coordenador do Projeto Life Rupis, co-organizador do evento.

Com início em julho de 2015, o Life Rupis é um dos mais recentes projetos financiados pelo programa LIFE da União Europeia a decorrer em território português e espanhol. Para além da componente de conservação da natureza, desenvolve diversas atividades de promoção da região, dos seus valores naturais e do seu potencial para o turismo ornitológico.

Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o projeto tem mais oito parceiros, a Associação Transumância e Natureza, a Palombar, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Junta de Castilla y León, a Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, a Vulture Conservation Foundation, a EDP Distribuição e a Guarda Nacional Republicana.