Novotel lança projeto pioneiro e dá nova vida a têxteis usados

Novotel lança projeto pioneiro e dá nova vida a têxteis usados

A Novotel, a marca midscale da AccorHotels, desenvolveu um projeto de sustentabilidade pioneiro a nível mundial: através da reciclagem, fardas antigas transformaram-se em 400 aventais para os colaboradores de F&B dos hotéis Novotel de Portugal e Espanha. Esta é a primeira vez que uma cadeia de hotéis desenvolve uma iniciativa com estas características, o que reflete o compromisso da marca e do grupo AccorHotels na proteção do meio ambiente. Portugal e Espanha são os países pilotos do projeto, que, espera-se, irá ser alargado a mais países onde a marca hoteleira está presente.

A iniciativa Recycle Novotel, baseada nos princípios da economia circular, foi desenvolvida em parceria com a Cepovett, a empresa líder do mercado europeu no fabrico de roupa profissional, e foram precisos 16 meses de estudos e investigação exaustivos por parte das duas empresas antes de ser lançada.

No total foram recolhidos 650 quilos de têxteis usados em todas as unidades Novotel da Península Ibérica (nove em Espanha e três em Portugal).

A partir do têxtil recolhido e de garrafas de plástico recicladas, a Cepovett produziu 700 metros de tecido reciclado, com o qual foram criados os novos aventais (cradle to cradle). O tecido produzido, de acordo com as regras rigorosas de reciclagem, regressou aos hotéis portugueses e espanhóis sob a forma de aventais para os colaboradores da área de F&B. Esta foi ainda uma oportunidade para dar a conhecer a sua história aos clientes da cadeia hoteleira, sejam eles adultos ou crianças, e sensibilizá-los para as questões ligadas à reciclagem e à proteção do meio ambiente.

John Fitzgerald Kennedy dizia que as crianças são o recurso mais importante do mundo e a maior esperança para o futuro. Por isso, com o intuito de sensibilizar as futuras gerações em matéria de reciclagem, foram distribuídos de forma gratuita cerca de 275 aventais a crianças, juntamente com material didático.

“Na AccorHotels, procuramos sempre novas formas de desenvolvimento e iniciativas para preservar o ambiente em que operamos. Estamos convencidos de que esta prática terá um impacto positivo na comunidade e acrescentará valor ao nosso sector”, afirma Ana García, Diretora de Qualidade e Meio Ambiente da AccorHotels Espanha.

Este projeto enquadra-se no Planet 21, o programa de desenvolvimento sustentável da AccorHotels no qual as suas marcas trabalham diariamente para promover a alimentação saudável, um design sustentável dos hotéis e a poupança de água e energia, entre outras iniciativas.