Ordem dos Engenheiros promove formação de reabilitação energética de edifícios

Ordem dos Engenheiros promove formação de reabilitação energética de edifícios

Categoria Advisor, Formação

A Ordem dos Engenheiros, enquanto membro do Investor Confidence Project (ICP) Europe, promove uma formação gratuita destinada à credenciação de técnicos em reabilitação energética de edifícios no âmbito da Investor Ready Energy Efficiente.

A participação nesta formação é obrigatória para a credenciação internacional ICP e vai permitir aos membros interessados posicionarem-se como líderes de mercado no desenvolvimento de projetos certificados como o IREE.

A formação realiza-se na Sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa a 21 de novembro.

O ICP Europe é iniciativa, financiada pelo Horizonte 2020, que nasce das dificuldades no acesso ao financiamento para projetos de reabilitação energética – focada na redução dos consumos energéticos – e o do reconhecimento da importância que a padronização de processos, através da utilização de standards e melhores práticas, pode ter para dinamizar este mercado.

Pretende ainda aumentar o fluxo de capital para a eficiência energética através de um conjunto de ferramentas, incluindo seis seis protocolos ‘open source’, para a elaboração de projetos de reabilitação energética de edifícios reduzindo o custo e tempo associado à análise dos projetos e aumentando a confiança nas poupanças de energia. O uso destas ferramentas conduzem à certificação internacional IREE do projeto, facilitando o seu financiamento.