PAN quer encontrar soluções com o Governo para animais de Póvoa de Lanhoso

O deputado do PAN, André Silva, depois de visitar, ontem, a exploração privada na Póvoa de Lanhoso, para verificar pessoalmente o estado em que se encontram os cerca de 100 animais, veio reforçar “a urgência de serem asseguradas, pelas entidades responsáveis, as condições mínimas para estes animais”, nomeadamente, a alimentação, até ser tomada uma decisão no que diz respeito ao apuramento de responsabilidades e aplicação da legislação em vigor. Para o partido, é também “urgente” que sejam criadas estruturas para acolher e recuperar animais de pecuária.

“Não estamos perante um problema de vazio legislativo, nem de falta de diligência por parte dos agentes fiscalizadores do Estado, mas de falta de estruturas e meios que possibilitem o real acolhimento e proteção destes animais”, esclareceu André Silva. Para o PAN “não é admissível que os animais possam definhar e morrer por falta de cuidados de alimentação ou de outros cuidados de bem-estar enquanto se encontra uma solução”.

“Alertamos que estamos a entrar numa época do ano em que as necessidades de suplementação alimentar de ração e silagem são necessárias em virtude das geadas que reduzem em muito a quantidade de pastagem natural dos campos e que, caso não sejam providenciadas medidas extraordinárias, poderá verificar-se a morte de animais por desnutrição”, salientou.

Para poder abordar esta questão e procurar encontrar soluções de longo prazo mais eficazes, o PAN pediu ontem uma reunião, com carácter de urgência, com o ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. ​