Planetiers disponibiliza soluções sustentáveis numa plataforma única

Planetiers disponibiliza soluções sustentáveis numa plataforma única

Produtos sustentáveis e amigos do ambiente concentrados numa só plataforma – este é o conceito da Planetiers, um marketplace que pretende reunir em si todas as soluções sustentáveis de uma forma transversal – desde produtos que permitam poupar água, luz ou gás a produtos de alimentação orgânicos e às últimas tendências da moda sustentável.

À semelhança de outras plataformas de agregação de serviços e produtos (AirBnB, Booking ou Uber), a Planetiers tem como grande objetivo facilitar o processo de compra por parte do consumidor, poupando tempo de pesquisa e permitindo um registo gratuito para uma procura intuitiva e a compra direta. O processo de venda é também simplificado para o fornecedor. As empresas podem expor, comunicar e vender os seus produtos e serviços sustentáveis, adicionar novidades e retirar mercadorias, através do acesso direto a um banco de utilizadores.

A Planetiers é um projeto pensado de raíz por dois jovens portugueses – Sérgio Ribeiro e Carlos Carvalho eram ainda estudantes dos mestrados integrados em Engenharia Biológica e Engenharia Eletrotécnica, respetivamente, quando o plano começou a ganhar forma.

“Quando surgiu o conceito da Planetiers, queríamos, acima de tudo, oferecer uma solução útil e de futuro que respondesse de forma rápida e eficaz às preocupações ambientais que cada vez mais nos assolam. O grande objetivo é que o consumidor comum – seja alguém com um mindset orientado para a sustentabilidade energética ou alguém que decidiu que quer poupar no consumo de luz, de água ou de gás – consiga aceder à nossa plataforma e, em poucos cliques, encontrar a solução mais adequada”, afirma Sérgio Ribeiro, um dos fundadores da Planetiers.

O projeto, agora em fase de lançamento, conta com parceiros como a EDP, a Câmara Municipal de Lisboa, o Greenfest, o Município de Guimarães, a APDC e a Start Up Lisboa e será apresentado ainda este mês.

“Na EDP procuramos apoiar projetos que estejam alinhados com as premissas que defendemos e com o nosso modelo de negócio. A Planetiers conquistou-nos desde o início: a possibilidade de oferecer soluções sustentáveis para o planeta concentradas numa plataforma online a que fornecedores e consumidores podem aceder muito facilmente é realmente inovadora”, afirma Ana Sofia Vinhas, diretora de Marca e Comunicação da EDP.