Sistema ferroviário holandês poderá depender apenas de energia eólica em 2018

Metade da energia consumida pelo sistema ferroviário holandês já é renovável e provém, unicamente, do vento. Mas as autoridades holandesas querem mais e, ambicionam, que os quase três mil quilómetros de ferrovia daquele país recorram em exclusivo a energias renováveis.

O desafio para criar, em três anos, aquele que será o sistema ferroviário mais amigo do ambiente do mundo pode vir a ser concretizado via o acordo agora assinado entre a Eneco (operador holandês de energia) e a Vivens (companhia de caminhos de ferros holandeses). O volume de energia que a Eneco vai agora fornecer ao sistema ferroviário vai ser igual ao total consumido por todas as casas em Amesterdão.

Segundo a notícia do “Railway-Tecnonology.com”, mais de metade das quintas eólicas que vão produzir a energia necessária aos comboios holandeses situam-se naquele país. As restantes distribuem-se pela Bélgica e em alguns países escandinavos.

Os termos do acordo preveem que em 2017 já 70% do sistema ferroviário utilize apenas energia eólica. No ano seguinte, o objetivo é conseguir atingir a totalidade dos comboios que integram o sistema ferroviário holandês.