Sunaitec: soluções avançadas na área da energia solar

Sunaitec: soluções avançadas na área da energia solar

A Sunaitec é uma empresa de capitais 100% portugueses que se dedica, desde agosto de 2008, ao desenvolvimento, produção e comercialização de soluções avançadas na área da energia solar. O mercado residencial, industrial, agroindustrial e hoteleiro são os seus segmentos de atuação.

A intenção de criar uma empresa resultou dos “inúmeros problemas dos equipamentos tradicionais de captação da energia solar” observados pelo fundador e diretor-geral da Sunaitec, Amílcar Lopes, designadamente: problemas ao nível da integração arquitetónica, fraca rentabilidade nos meses de inverno e excesso de calor no verão. A patente nacional chegou no início de 2007, estando neste momento atribuída em toda a comunidade europeia, americana, canadense, australiana, chinesa e brasileira.

Amílcar Lopes procura desenvolver produtos que permitem captar energia solar e transformá-la em térmica com elevados níveis de eficiência energética: uma harmonização entre espaços, energias renováveis e tecnologia. Para tal, dispõe de equipamento RTS Plus, formado por colunas técnicas e um número variável de recetores solares térmicos, para o aquecimento de águas, piscinas e ambiente, através de piso radiante, e produção de energia elétrica.

Este equipamento pode ser instalado em qualquer espaço com exposição solar. A redução da fatura energética, a ausência de custos de manutenção, integração arquitetónica e ganhos ao nível da eficiência e rentabilidade são algumas das grandes vantagens possibilitadas pelo serviço.

O fundador da Sunaitec destaca as últimas duas instalações realizadas pelo Frosline, instalador certificado da empresa, que propôs a solução em dois projetos hoteleiros: no Empire Lisbon Hotel, em Lisboa, e no Hotel MH Atlântico Golf, em Peniche. No primeiro, foram instalados 26 recetores solares para aquecer as águas sanitárias do hotel. Já no seguinte, procedeu-se à instalação de outros 70, sendo que o cliente solicitou uma integração arquitetónica de reduzido impacto visual sem prejudicar o desempenho energético.

Uma referência no mercado
Para o futuro, o fundador não esconde as suas intenções: “Queremos ser a referência de mercado em soluções de energia solar”. Por outro lado, considera que a Sunaitec pode ajudar a resolver “o estigma que foi criado à volta do solar térmico, devido aos problemas técnicos que muitas intalações tiveram no passado”.

Segundo o responsável, as soluções da empresa garantem, por um lado, a componente estética, constantemente solicitada pelos gabinetes de arquitetura, e a técnica, que considera ser “o grande problema dos projetistas e instaladores”. “No fundo, queremos contribuir para que as coisas funcionem de uma forma melhor e mais facilitada, diminuir o impato arquitetónico e melhorar a pegada ecológica”, conclui.

Atualmente, a Sunaitec pertence ao grupo europeu InnoEnergy, que há já alguns meses apoia o processo de expansão europeu da empresa, e está empenhada em trabalhar quer com gabinetes de arquitetura como engenharia a nível nacional. Está também focada em direcionar-se para empresas de instaladores.

Este artigo foi publicado na edição 76 da Ambiente Magazine.