Tetra Pak e Compal anunciam vencedores do passatempo “As frutas e vegetais têm super poderes”

Tetra Pak e Compal anunciam vencedores do passatempo “As frutas e vegetais têm super poderes”

Já são conhecidos os vencedores do passatempo “As frutas e vegetais têm super poderes” desenvolvido pela Tetra Pak e pela Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

As escolas participantes criaram a sua fruta ou legumes, divididas em dois escalões – o Escalão 1 englobou jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, enquanto o Escalão 2 incluiu escolas desde o 2º ciclo até ao ensino superior.

No escalão 1 foram premiadas a Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja), a EB1 da Venda do Pinheiro (Mafra) e aEscola EB Sebastião da Gama (Estremoz). No escalão 2, a Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga), a Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande) e a Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada) foram as vencedoras. As 6 escolas premiadas vão receber 500€ cada, para aquisição de material que permita tornar as escolas mais sustentáveis.

Em comunicado, a Tetra Pak revela ainda que, “devido à qualidade dos trabalhos apresentados, foram ainda destacadas 4 escolas de cada escalão com uma menção honrosa, que vão receber um forno solar como prémio”.

Este concurso que juntou escolas de todo o país teve como objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a sensibilização para a reciclagem das embalagens de cartão, como forma de proteger o meio ambiente.

O passatempo decorreu entre 1 de fevereiro e 31 de maio e os participantes foram desafiados a construir uma fruta super-herói, com embalagens de cartão da Tetra Pak e da Compal com o símbolo do FSC. Critérios como a criatividade, funcionalidade, capacidade de reutilização de recursos e as mensagens transmitidas, foram os critérios para escolher as escolas premiadas.

No balanço deste concurso, Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak Ibéria em Portugal, afirma que “foi uma aposta ganha em todos os sentidos. Tivemos participantes de Norte a Sul do País que se empenharam seriamente neste concurso, como comprovam os trabalhos finais de cada escola. Ao mesmo tempo, conseguimos veicular de forma eficaz as mensagens relativas ao ambiente e alimentação saudável, que acabam por ser duas questões de extrema relevância para a Tetra Pak. Acreditamos que temos o dever de educar e sensibilizar para estes temas e iremos continuar a desenvolver iniciativas deste cariz para aumentar a sua consciencialização.”

Por seu lado, Ana Rita Martins, Marketing Manager da Compal em Portugal e Espanha, explica que “a Compal orgulha-se de ter ajudado a ‘semear’ este projecto, com valores tão idênticos aos da marca. É importante que desde cedo as crianças se habituem a comer frutas e vegetais, não esquecendo também a questão da sustentabilidade ambiental.”