Tubarões-azuis avistados na costa de Aveiro

Um tubarão-azul, também conhecido por tintureira, apareceu ontem morto na ria de Aveiro. “Apareceu uma tintureira morta, com cerca de 70 centímetros, na ria de Aveiro. É um animal pequeno, juvenil, que já foi entregue ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios”, disse o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, em declarações à agência Lusa.

Além deste exemplar, houve dois avistamentos destes animais na segunda-feira, um de manhã, na praia da Barra, e outro à tarde, na praia velha,  no concelho de Ílhavo, referiu o mesmo responsável, acrescentando que “a Polícia Marítima deslocou-se por mar e por terra para ver se havia algum animal e não foi identificado nada”. “Os animais aproximaram-se da costa, porque a temperatura da água do mar poderá estar mais alta do que é normal, ou seguiram algum cardume”, esclarece.

O comandante da Capitania do Porto de Aveiro já veio tranquilizar os banhistas, dizendo que esta espécie “não representa qualquer perigo para o homem”, mas recomenda às pessoas para, se virem destes animais, “não interferirem com eles”.

O tubarão-azul, tintureira ou guelha (Prionace glauca) é um tubarão da família Carcharhinidae e é o que mais vezes é avistado junto à costa portuguesa. Esta espécie alimenta-se principalmente de peixes e lulas e pode ser encontrado tanto no continente como nas ilhas, podendo chegar aos quatro metros de comprimento e aos 240 quilos de peso.