UN Global Compact reconhece Tania Consentino como Pioneira SDG 2017

UN Global Compact reconhece Tania Consentino como Pioneira SDG 2017

A United Nations Global Compact Leaders Summit 2017 reconheceu Tania Consentino, presidente da Schneider Electric na América do Sul, como um dos 10 SDG Pioneiros – pessoas de todo o mundo que defendem a sustentabilidade através das suas empresas e mobilizam a comunidade empresarial no sentido de atingir os 17 SDG (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

“Cada um dos Pioneiros SDG 2017 está a demonstrar como empresas e indivíduos inovadores podem ser uma força para mudanças positivas, ao abordar as questões que todos enfrentamos hoje”, disse Lise Kingo, CEO e diretora Executiva da UN Global Compact. “A Sra. Consentino tem sido impactante no desenvolvimento de soluções diferenciadoras e sustentáveis para a redução das emissões de carbono. Tem sido uma Pioneira no avanço da gestão sustentável da energia.”

A Schneider Electric na América do Sul, liderada por Tania Consentino, está a trabalhar na criação de uma economia focada na redução da emissão de carbono. A tecnologia e as soluções desenvolvidas pela empresa permitem que os seus clientes reduzam os custos, através de maior eficiência na gestão dos seus recursos, ao libertar menos CO2 para o meio ambiente e, desta forma, gerar uma diminuição no pagamento de impostos associados.

A empresa adota, através da sua operação na América do Sul, 12 dos 17 SDGs: Não à Pobreza; Educação de Qualidade; Igualdade de Género; Água limpa e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho digno e crescimento económico; Industria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis; Ação climática; Instituições de Paz e Justiça; Parcerias para os Objetivos.

Todos os anos, o UN Global Compact destaca um conjunto de pioneiros SDG, líderes empresariais que realizam um trabalho excecional no sentido de promover os Objetivos Globais. Foram recebidas centenas de nomeações, de diversas regiões do mundo, das quais foram selecionados 10 finalistas, os quais são exemplos de como os negócios podem ser uma força para responder aos desafios que a sociedade global enfrenta. Cada pioneiro foi reconhecido durante o UN Global Compact Leaders Summit 2017, em Nova Iorque. Os nomeados para os dez pioneiros SDG 2017 da UN Global Compact foram classificados com base num conjunto de critérios, definido por um Grupo de Seleção de Pioneiros, composto por especialistas da ONU, do meio académico, sociedade civil e setor privado.

“É uma grande honra estar entre os 10 Pioneiros SDG da UN Global Compact. Tanto eu como a Schneider Electric estamos conscientes da urgência em implementar os SDG. Acredito que o setor privado tem um papel importante na construção de um mundo melhor e mais sustentável para todos. E essa é a razão pela qual, na Schneider Electric, abarcamos nos nossos negócios a maioria dos SDG “, diz Tania Consentino.

Esta é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo, através da qual o UN Global Compact apela para que as empresas adaptem as suas estratégias e operações aos princípios universais em matéria de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, para além de adotarem ações que promovam objetivos sociais.

O UN Global Compact Leaders Summit 2017 é um encontro de dois dias, que junta o setor privado, ONU, Governos e sociedade civil, no sentido de acordarem ações que visem alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030. Juntos, mais de 800 líderes de todo o mundo reuniram-se em Nova Iorque para identificar formas de desbloquear junto das áreas empresariais todo o pensamento e inovação necessários para adotar esta nova era de sustentabilidade.