1.100 casas aderiram à recolha de biorresíduos na Póvoa de Lanhoso

Implementado pelo Município da Póvoa de Lanhoso no início de 2023, o projeto piloto “Recolha Bio” registou no primeiro ano de funcionamento a adesão de 1.141 habitações. A iniciativa tem como objetivo assegurar uma gestão mais eficiente dos resíduos, contribuindo assim para aumentar a circularidade e diminuir a pegada ecológica do município.

Na primeira fase, o projeto destinado à recolha seletiva dos biorresíduos abrange apenas o setor doméstico na freguesia da Póvoa de Lanhoso – Nossa Senhora do Amparo. Durante este ano de 2024, está previsto o seu alargamento a mais freguesias do concelho (Lanhoso, Taíde, União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira e União de Freguesias de Campos e Louredo).

A adesão da população ao projeto é gratuita e pode ser realizada junto do Balcão Único, que funciona nos Paços do Concelho. No mesmo local, é efetuado o levantamento do kit para biorresíduos (composto por contentor e sacos), sendo também possível solicitar mais sacos, visto que os que são utilizados neste projeto têm uma cor diferenciadora, para permitir a respetiva triagem.

O “Recolha Bio” é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental, que tem a Comunidade Intermunicipal do Ave como entidade intermediária. A Braval é entidade parceira.