Parque do rio U1 vai ter obras de 1,1 milhões

A Câmara de S. João da Madeira vai investir mais de 1,1 milhões de euros em obras destinadas a ampliar em cinco hectares a parte Sul do Parque do Rio Ul, dotando-o de novos recursos lúdicos e turísticos, noticia hoje o Jornal de Notícias.

A intervenção foi definida pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, que já assinara o projecto para os actuais 18 hectares do parque e que volta a definir os termos da nova intervenção, que, especificamente no que se refere às margens do rio, prevê acrescentar 650 metros aos 1.280 já existentes.

“Vamos ampliar o parque e dotá-lo de novas estruturas, como um recreio para explorar a natureza e núcleos pedagógicos, como a Casa do Forno e a Casa da Eira”, declarou à Lusa o presidente da autarquia, Ricardo Oliveira Figueiredo. “Estamos a pensar no público em geral, mas queremos sobretudo criar recursos para as crianças, que agora vão descobrir no parque novas formas de brincar com o que a natureza lhes oferece”, acrescentou

A empreitada base custa cerca de 700 mil euros, será comparticipada, em 85%, por fundos comunitários, e envolve a regularização do rio, a estabilização de açudes, o tratamento das margens e a reparação de antigos muros de bordadura.