Universidade Europeia, IPAM e IADE limpam praias no Estuário do Sado

Estudantes, professores, colaboradores e parceiros da Universidade Europeia, do IPAM e do IADE-Universidade Europeia, as três instituições da Laureate International Universities em Portugal, vão dedicar o Dia da Responsabilidade Social, 17 de maio, à limpeza das praias junto ao Estuário do Sado. A jornada, totalmente dedicada ao voluntariado, insere-se na campanha “Mariscar SEM Lixo”, cujo objetivo é pôr fim ao hábito de durante a mariscagem deixar embalagens de plástico de sal fino na maré, depois de utilizado o sal para apanhar lingueirão e casulo.

Realizada em parceria com a Ocean Alive, a iniciativa  conta com a participação de 300 voluntários e pretende fazer a diferença nas praias do Sado, contribuindo de forma simbólica para os objetivos de desenvolvimento sustentável estipulados pelas Nações Unidas, nomeadamente, no que diz respeito à proteção do ambiente e da vida marítima. Os voluntários vão ajudar a eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do estuário do Sado, provocado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local na prática da mariscagem.

A campanha “Mariscar SEM Lixo” tem suscitado uma grande adesão e provocado um impacto considerável na região do Estuário do Sado, contando com o suporte institucional da UNESCO e com o patrocínio da Fundação Oceano Azul/Oceanário de Lisboa. Este ano, já foram realizadas várias ações de voluntariado na área, tendo sido recolhidas mais de 28 mil embalagens de sal fino.

O Dia da Responsabilidade Social da Laureate International Universities em Portugal que, este ano, celebra a sua 5.ª edição, insere-se num compromisso global do Grupo Laureate em criar um impacto positivo na sociedade, incentivando o envolvimento das suas diferentes instituições espalhadas pelo mundo com a resolução de problemas reais das comunidades locais.

Ao longo dos últimos cinco anos, a Universidade Europeia já desenvolveu cinco Projetos de voluntariado distintos, apoiando cinco Entidades diferentes (Santa Cada da Misericórdia da Amadora, Parque Florestal de Monsanto, Tapada Nacional de Mafra e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Mata Nacional de Leiria), onde participaram mais de 1000 voluntários, com o apoio de 30 parceiros e patrocinadores.