PO SEUR já aprovou 1.310 milhões de euros de investimento

O PO SEUR já aprovou a aplicação de 990 milhões de euros de Fundos da União Europeia, o que alavancará a concretização de mais de mil projetos de investimento, no montante total de 1.310 milhões de euros.

Estes projetos abrangem os vários domínios de intervenção do Programa, incluindo a Produção de Energias Renováveis e a Eficiência Energética, a Mobilidade Sustentável, a Adaptação às Alterações Climáticas e a Prevenção e Gestão de Riscos no domínio da proteção do litoral, de incêndios, inundações e outras catástrofes, a Proteção do Ambiente (Biodiversidade e Conservação da Natureza) e a Utilização eficiente dos recursos (Água e Resíduos).

Estes dados, que se reportam a 31 de maio, vão ser apresentados amanhã, no Castelo de Santa Maria da Feira, na reunião do Comité de Acompanhamento do PO SEUR, órgão colegial composto por representantes dos parceiros sociais e das organizações ambientais representativas dos setores de atuação do Programa.

Já se encontram aprovadas 1005 operações de investimento, com destaque para o domínio do Ciclo Urbano da Água, com 565 operações aprovadas que absorvem cerca de 398 milhões de euros de Fundo de Coesão.

A Prevenção e Gestão de Riscos foi outra área que conheceu uma forte dinâmica de aprovação no PO SEUR, encontrando-se aprovados 234 projetos que equivalem a mais de 166 milhões de euros de apoio comunitário e que alavancam um investimento total de 214 milhões de euros.

Estes investimentos traduzem-se, por exemplo, na aquisição de mais de 120 Veículos Operacionais de Proteção e Socorro e intervenções que visam o aumento da operacionalidade de mais de 75 Infraestruturas Operacionais de Proteção Civil, para dotar, por exemplo, os corpos de bombeiros do Continente e também da Região Autónoma da Madeira de melhores condições para a prossecução das suas missões destinadas ao combate dos incêndios florestais. A instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios é também uma prioridade, estando já aprovada a instalação/requalificação de mais de 1.200 quilómetros desta rede, que beneficia uma superfície florestal superior a 500 mil hectares.

As áreas de atuação deste domínio são diversificadas, estando também já aprovados investimentos para a minimização dos riscos de cheias e inundações das ribeiras da Região Autónoma da Madeira, a estabilização de encostas em risco de desmoronamento como a Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, e as de Santarém e de Palmela.

No seu conjunto o PO SEUR apresenta já uma taxa de compromisso de 44% da totalidade do Fundo de Coesão atribuído a este Programa para todo período 2014-2020. Verifica-se um grande avanço na implementação deste programa nos últimos 12 meses, tendo aumentado de forma significativa o número de projetos aprovados (de 117 para 1005) e o financiamento comunitário concedido (de 271 para 990 milhões de euros).