177 mil euros para apoiar Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola  

177 mil euros para apoiar Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola  

A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (Tagus) anuncia à imprensa que já está aberto o período de receção de candidaturas para a “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola” uma medida do PDR 2020, para projetos a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal.

O concurso tem disponível uma “dotação de 177 mil euros para apoiar projetos, que complementem o rendimento familiar do agricultor, como ATL temáticos, oficinas artesanais, quintas pedagógicas, atividades de animação turística, SPAs, entre outros investimentos relacionados com unidades de alojamento turístico, serviços de recreação e lazer que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos”, lê-se no comunicado.

De acordo com a Tagus, estes investimentos que “estimularam dinâmicas económicas complementares à agricultura”, devem contribuir diretamente para a “manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, fixação da população, ocupação do território e o reforço da economia rural”.

Para submeter candidatura aos apoios, no âmbito do DLBC Rural, do Portugal 2020, co-financiados pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, deve consultar o aviso, as Portarias nº 152/2016, nº 238/2017 e nº303/2018, assim como a Orientação Técnica Específica desta operação e a Estratégia de Desenvolvimento Local do Grupo de Acção Local do Ribatejo Interior no site.

Até 31 de maio, a Associação prevê receber candidaturas de investimentos noutras fontes de rendimento complementares à agricultura.