200 quilómetros em 8 minutos: Os carregadores rápidos da ABB impulsionam a revolução da e-mobilidade

200 quilómetros em 8 minutos: Os carregadores rápidos da ABB impulsionam a revolução da e-mobilidade

Categoria Ambiente, Energia, Home

O que começou como uma pequena startup numa das unidades de negócios da ABB, há quase uma década, é agora parte integrante do impulso da empresa para a mobilidade sustentável. Inovações sucessivas vêm dos desenvolvimentos da ABB em carregadores de veículos elétricos (VE).

Atualmente, as tecnologias de e-mobilidade da ABB são notícias de primeira página. A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente mexicano Enrique Pena Nieto visitaram a exposição da ABB, na Feira de Hanover, para a apresentação do recém-lançado carregador rápido Terra High Power e conhecer qual o seu impacto no transporte sustentável pelas palavras do CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer.

O Terra HP é o carregador de VE mais rápido do mundo, possibilitando até 200 quilómetros de autonomia a um veículo elétrico em apenas oito minutos. Com o aumento do número de veículos elétricos na estrada, a procura global por carregadores de alto desempenho e energeticamente eficientes está a aumentar.

Exemplos 

A tecnologia por detrás da e-mobilidade está a amadurecer, o que também é revelado na parceria da ABB com o Campeonato ABB FIA de Fórmula E,  a primeira série de desporto motorizado totalmente elétrico.

A EnBW, fornecedora alemã de energia, possui 185 carregadores rápidos VE nas autoestradas alemãs e, em abril, a ABB foi selecionada para fornecer os carregadores Terra HP como parte do maior projeto de infraestrutura de veículos elétricos até hoje nos Estados Unidos.

Os carregadores foram selecionados pela Electrify America, que planeia colocar centenas de carregadores dentro e ao redor de 17 áreas metropolitanas e ao longo de múltiplos corredores rodoviários em todo o país.

Os carregadores são um elemento importante, por exemplo, no plano ambicioso da Islândia para aumentar a adoção de energia renovável. Embora os combustíveis fósseis ainda respondam por 20% do consumo total de energia, o governo islandês implementou um programa de incentivos financeiros pelo estado para aumentar o uso de veículos elétricos.

Já está a causar impacto — hoje existem mais de 6.000 e-veículos, em comparação com os escassos 90 em 2014. Para alimentar estes carros mais de 20 carregadores rápidos da ABB foram instaladas ao longo da famosa Rota 1 da Islândia. + de 1.300 km de estrada que são a principal rodovia do país e a sua base logística.

A ABB também entregou seis carregadores rápidos de 350kW na Suíça, os primeiros com cabos refrigerados a líquido na Europa, como parte da iniciativa IONITY de abrir estações de “combustível” para as autoestradas do futuro em 400 locais da Europa até meados de 2019. A IONITY é uma joint venture entre a BMW Group, a Daimler AG, a Ford Motor Company e a VW Group, com a Audi e a Porsche.

A tecnologia ABB Ability garante que os carregadores estejam operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana. A conectividade digital remota permite a monitorização contínua do dispositivo em qualquer local. Permitindo o acesso a dados em tempo real para a monitorização remota e controlo proativo do estado operacional e técnico dos carregadores.