27 países africanos aceitam Declaração de Marraquexe

Concluída a Reunião de Alto Nível em Marraquexe, no dia 30 de setembro de 2016, no âmbito da iniciativa para a Adaptação da Agricultura Africana, 20 ministros e 27 delegações adotaram a Declaração de Marraquexe, que irá consolidar o compromisso destes países em colocarem no centro das negociações da COP22 a Adaptação da Agricultura Africana.

A Declaração também reveste a iniciativa de um plano de ação concreto. Ao todo, 27 países estiveram representados durante a Reunião, que contou com 300 participantes.

Após dois dias de debate entre políticos, cientistas, académicos, líderes do setor-privado e representantes de organizações internacionais, a Reunião de Alto Nível cumpriu o seu propósito. No total, todos os países africanos aceitaram a Declaração, iniciando essa nova coligação.

A coligação AAA está determinada em responder às grandes expectativas fixadas pela COP22 – que terá lugar em Marraquexe de 7 a 18 de novembro – assim como em torná-la na “COP da ação” e na “COP de África”.

A Declaração de Marraquexe sublinha as ações e os objetivos a que os países estão comprometidos, nomeadamente defender o princípio de um maior, mais eficaz e eficiente financiamento público e privado, assim como o princípio da monotorização dos fundos atribuídos para a Adaptação da Agricultura Africana, com um acesso facilitado aos fundos climáticos para projetos africanos; contribuir para as ações e soluções através da Agenda de Ação Climática Global e qualquer outro quadro relacionado, realçando os projetos africanos e as boas práticas, em áreas como a gestão dos solos (incluindo o armazenamento de carbono no solo), o controlo do uso de água na agricultura, a gestão de riscos para o clima e o financiamento de pequenos agricultores, que constituem um dos grupos mais vulneráveis, facilitando assim o acesso à pesquisa na agricultura.

Para além disso, pretende colocar a agricultura no centro das negociações climáticas, ao estabelecer um aumento sustentável na produtividade e nos lucros agrícolas, enquanto se adaptam e desenvolvem resiliência às mudanças climáticas.

A Reunião de Alto Nível marca também o início da campanha de comunicação #WEAAARE, que pretende aumentar a consciência da sociedade civil e mobilizar a comunidade internacional ligada à AAA antes da COP22.