400 profissionais em educação e ambiente reúnem-se em Lagoa

400 profissionais em educação e ambiente reúnem-se em Lagoa

O concelho de Lagoa receberá este ano o Seminário Nacional Eco-Escolas, que decorrerá nos dias 18 e 19 de janeiro, no Centro de Congressos do Arade, e culminará no dia 20 com uma visita no concelho de Lagoa. Em paralelo decorrerá uma Eco-Mostra de entrada livre e aberta ao público, no dia 18 (todo o dia) e 19 (apenas à tarde).

Este congresso anual, que reúne técnicos na área da educação ambiental para a sustentabilidade, predominantemente professores e técnicos de municípios, realiza-se pela primeira vez no Algarve, e tem como principal tema o Mar.

O Algarve é atualmente a região com menor participação no Programa Eco-Escolas (apenas 48 das 1752 escolas inscritas a nível nacional), tendo sido essa uma das razões da escolha do local – o reforço do apoio ao Programa no sul do país.

A organização é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e da Câmara Municipal de Lagoa. De entre as diversas instituições que apoiam o evento destaca-se o grupo Águas de Portugal-grupo EDP, e a nível regional as Águas do Algarve, a Algar que atribuiu ao Seminário o o selo Eco-Evento, e ainda a Universidade do Algarve com a presença de especialistas em vários painéis e atividades.

O programa do Seminário Nacional Eco-Escolas 2019 , é composto  por diversos Painéis, com destaque para os temas Mar, Floresta e  Alterações Climáticas. Será também debatido o papel das Eco-Escolas enquanto “ferramenta” privilegiada de Educação para a Cidadania.

Do programa constam ainda Workshops diversas que propõem atividades práticas, Fóruns de Debate interpares e a divulgação de Boas Práticas apresentadas por jovens, professores e municípios –  atores-chave da rede nacional Eco-Escolas.

Paralelamente decorrerão Exposições integradas numa “Eco-Mostra”, com a presença de mais de quatro dezenas de entidades na área dos serviços, bens e ações ambientais. De entre os diversos oradores destacamos:  o contributo de Pramod Sharma  – coordenador internacional dos projetos educativos da Foundation for Environmental Education,  a presença  de Luisa Schmidt  no painel “Alterações Climáticas e Comunicação”, entre outros.

Eco-Escolas em Lagoa

As escolas do concelho de Lagoa participam no Programa Eco-Escolas desde 2003/04, tendo no ano letivo 2017/18 sido galardoadas 6 escolas: Nobel Internacional School Algarve, EB1/JI de Porches, Escola EB 2,3 Jacinto Correia, Escola EB1 de Carvoeiro, Escola, EB1/JI de Lagoa e a Escola Padre Martins de Oliveira. A escola Nobel Internacional School Algarve irá receber dia 18  o diploma de Excelência pelo trabalho desenvolvido. Este ano serão apenas entregues 17 diplomas de Excelência em Portugal.

O município de Lagoa é município parceiro da ABAE nos últimos 3 anos, assumindo assim com as escolas do concelho e a Associação Bandeira Azul da Europa, (ABAE/FEE Portugal) o compromisso de colaboração na implementação e desenvolvimento do Programa Eco-Escolas.