50 estudantes de todo o País descobrem o mar no Politécnico de Leiria

50 estudantes de todo o País descobrem o mar no Politécnico de Leiria

Até 6 de setembro, Peniche acolhe a 9.ª edição da Academia de Verão Tanto Mar, que, durante seis dias, recebe 50 jovens estudantes do ensino secundário e profissional oriundos de todo o País, para conhecer o valor estratégico do mar, em todas as suas vertentes. Atividades ligadas à investigação científica, ao desporto, à economia e à história, serão alguns dos pontos altos da semana temática, organizada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Peniche e a Fórum Estudante.

Os jovens ficam instalados nas residências do Politécnico de Leiria, e, logo no primeiro dia da semana, terão a oportunidade de conhecer a história e cultura locais, com visitas à Fortaleza de Peniche e ao Museu da Renda de Bilros. Cada um dos seis dias de atividade será dedicado a um tema relacionado com o mar: por exemplo, hoje, dia 3 de setembro, dedicado ao Património Natural, os participantes vão poder viajar até a reserva da Biosfera das Berlengas, visitando este arquipélago e fazendo o seu batismo de mergulho.

E como em Peniche mar é também sinónimo de desporto, na praia da Alfarroba haverá uma aula de surf, amanhã, 4 de setembro, onde os estudantes poderão testar as suas capacidades experimentando as ondas, seguindo-se uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf, onde poderão conhecer alguns dos surfistas residentes.

O terceiro dia desta semana única será dedicado à economia do mar, com uma visita às empresas da área do pescado Docapesca, Plataforma Auchan e Omnifish, e ao Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – FOR-MAR, em que os jovens poderão ainda conversar com alguns empreendedores que dinamizam projetos ligados aos recursos marítimos.

No dia dedicado à investigação científica, quarta-feira, 5 de setembro, será tempo de conhecer os diversos projetos do centro de investigação MARE-IPLeiria conhecendo a infraestrutura científica CETEMARES do Politécnico de Leiria, onde serão realizadas as atividades relacionadas com cada um destes projetos. Para o último dia, 6 de setembro, está reservado o contacto com a paisagem local, com a realização de um percurso geológico e uma visita ao Cabo Carvoeiro.

A Academia Tanto Mar é uma parceria da Forum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche e da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, e pretende aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal. Esta sensibilização tem também como objetivo ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar, aumentando o capital humano qualificado que rentabilize os recursos marinhos portugueses. Nesse sentido, a Semana Tanto Mar assume-se como uma forma de apoio às instituições públicas e privadas relacionadas com o Mar, para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes portugueses.

A Academia de Verão Tanto Mar 2018 conta com os apoios da Marinha Portuguesa, da Docapesca, do Peniche Surfing Club, da Omnifish, da Plataforma Auchan, da Haliotis, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Viamar, da Escola Secundária de Peniche e do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – FOR-MAR.