77% de captações de água analisadas em Barcelos têm elevado nível de contaminação

77% de captações de água analisadas em Barcelos têm elevado nível de contaminação

Categoria Águas, Ambiente

77% das captações de água analisadas pelo Laboratório de Saúde Pública de Braga para a Águas de Barcelos,  em diversas freguesias do concelho de Barcelos, apresentam um elevado índice de contaminação.

Estes resultados surgem da implementação de um plano de amostragem e de um conjunto de análises a dois parâmetros indicadores da qualidade microbiológica (coliformes totais e escherichia coli), em águas de poços e furos dos munícipes presentes nas sessões de sensibilização denominadas “A Água da Rede Pública na Promoção da Saúde” e promovidas pela Águas de Barcelos, em coordenação com as juntas de freguesias do concelho.

Das 159 captações de água particulares analisadas até à presente data (dez poços e/ou furos por freguesia), 77 % evidenciou a presença de um ou ambos os indicadores selecionados. A presença de microrganismos indicadores de poluição torna a água destinada ao consumo humano “desaconselhada” por estar associada a “patologias de risco variável”, lê-se em comunicado.

A poluição das águas é frequentemente invisível à vista desarmada (ser transparente, leve e saborosa, não permite avaliar a sua qualidade). Só através do controlo analítico sistemático é possível avaliar a conformidade com as normas de qualidade em vigor.