83% dos adultos querem viver de forma mais sustentável em 2022, revela estudo global

83% dos adultos querem viver de forma mais sustentável em 2022, revela estudo global

Uma grande maioria dos adultos afirma querer viver de forma mais sustentável em 2022: 83% em comparação com 81%, referente ao ano de 2021. Os dados são revelados pelo segundo relatório anual “One Green Step”, conduzido pela Garnier, onde foram inquiridas mais de 29 mil pessoas, com idades compreendidas entre os 6 anos e +60 anos, em nove países.

Em destaque estão os Estados Unidos da América e a Alemanha onde quase nove dos dez adultos participantes (88%) afirmou que 2021 os sensibilizou para a adoção de comportamentos mais ecológicos.

Comparativamente com o período homólogo de 2021, o relatório aponta uma escala de mudança contínua rumo a escolhas mais sustentáveis em 2022. Os principais motivos incluem uma maior consciência dos riscos iminentes ligados às alterações climáticas (40% no geral, observando-se uma subida para 54% na Indonésia e uma descida para 33% nos EUA), e o interesse em saber mais sobre o tema, demonstrado em 2021 (37%).

O estudo revela ainda que a família é outro dos motivos. Quase um em três adultos participantes no estudo (30%) afirma que quer ser mais sustentável para proteger o futuro dos filhos, subindo para 35% no Brasil. Numa pergunta semelhante feita há 12 meses, apenas 16% dos participantes disseram que ter filhos significava estarem cientes de que tinham de agir.

O mesmo estudo indica que, durante o ano de 2021, alguns adultos deram passos em função da adoção de um estilo de vida mais sustentável, aumentando a reciclagem (61%) e reduzindo a duração dos duches (42%). A vontade de diminuir o consumo de plástico também surge no topo das prioridades da maioria dos participantes neste estudo, sendo que, à semelhança de 2021, também 67% das pessoas se comprometeram a reduzir o uso de plástico. De qualquer modo, apenas 5% considera já estar a agir de forma sustentável. No entanto, mais de um em oitos pessoas afirmou ter tido dificuldades em fazer escolhas ecofriendly no ano passado, e apenas 30% diz estar preparado para tomar medidas pelo planeta neste momento.

Em resposta, e para ajudar os consumidores a darem um Green Step em função do projeto líder Green Beauty, a Garnier lança uma nova campanha digital que vai encorajar, mundialmente, as pessoas a darem expressão ao compromisso de caminhar para uma Beleza mais verde em 2022.

O lançamento da campanha online vai ser acompanhado por um vídeo que incentiva o público a revelar as suas próprias mudanças e a partilhar nas redes sociais os comportamentos mais green que vão adotar. A somar, a quarta maior marca de Beleza compromete-se a reciclar 2 milhões de garrafas de plástico – até 10 por cada passo partilhado em cada rede social pelos participantes nesta iniciativa -, apoiando a sua parceira de longa data, a Organização Não Governamental Plastics for Change. Segundo a marca, 80% dos fundos são destinados aos apanhadores de lixo da ONG na Índia, com o intuito de ajudar famílias que vivem no limiar da pobreza.