8ª edição da Geração Depositrão já recolheu mais de 135.500 Kg de resíduos

8ª edição da Geração Depositrão já recolheu mais de 135.500 Kg de resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

A primeira fase da 8ª Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal, permitiu a recolha de mais de 135. 500 Kg de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), no total de cerca de 600 Eco-Escolas e 150 entidades que integraram o projeto.

Até ao momento e, com base no peso total de resíduos recolhidos (REEE e RP&A), as escolas que ocupam as primeiras posições no ranking são: EB23 Damião de Odemira, EB1 de Loução – Venade (Caminha) e a Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima), respetivamente, com a recolha de 13 240, 6661 e 3315 quilos de resíduos. Com base nesta classificação, a EB23 Damião de Odemira será distinguida a nível nacional.

No que respeita à recolha de pilhas em fim de vida, em particular, serão atribuídos prémios às seguintes escolas: Escola Básica Ribeiro de Carvalho (Sintra), com a recolha de 275 quilos, EBI da Boa Água (Setúbal), que reuniu 231 quilos, EB23 António Bento Franco (Ericeira), com o total de 199 quilos e EB23 Virgínia Moura (Guimarães), responsável pela recolha de 188 quilos. Em simultâneo, serão destacadas mais três escolas, distribuídas pelos concelhos de Miranda do Corvo, Vila Real e Caminha, já que atingiram as primeiras posições no critério de peso por aluno.

A atestar o sucesso desta iniciativa, que é já uma referência na comunidade escolar, está o número de pontos de recolha que vieram juntar-se ao desafio nesta segunda fase (mais 72 escolas e 24 entidades geminadas). No total, estão em funcionamento mais de 800 pontos de recolha.

Para além dos prémios a atribuir ao longo do ano letivo, terá lugar o balanço final, em que serão premiadas 10 escolas, distribuídas por 2 categorias: peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos.

As escolas serão reconhecidas, também, pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com o Programa Eco-Escolas e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Porto Editora e Worten.