Sotkon celebra 30 anos a transformar a gestão de resíduos urbanos

A empresa assinala três décadas de inovação em soluções de contentorização – com os olhos postos num futuro ainda mais sustentável.

Um percurso visionário

Celebrar 30 anos é, para a Sotkon – Waste Systems, mais do que assinalar uma data simbólica: é também honrar um percurso marcado pela inovação e pelo compromisso com a sustentabilidade urbana.
Desde a sua fundação em Espanha, a 5 de abril de 1995, por Modesto Balerdi, a empresa trilhou um caminho sólido, evoluindo para ser referência internacional em soluções de contentorização de resíduos urbanos. Com sede em Portugal e integrada no grupo NORS desde 2008, a Sotkon tornou-se, a partir de então, numa empresa 100% portuguesa.

Marcos de um crescimento sustentado

Ao longo deste percurso, a Sotkon foi consolidando a posição no mercado através da sua capacidade de resposta às exigências do setor. Em 2008, atingiu as 10.000 unidades vendidas, e quatro anos depois, os seus produtos já estavam presentes em mais de 10 países. Em 2015, a empresa ultrapassou as 20.000 unidades instaladas em 20 países, e atualmente aproxima-se das 40.000 unidades vendidas, com presença internacional em países tão diversos como Lituânia, Índia, Escócia, Colômbia, Brasil e Ucrânia.

Inovação e liderança tecnológica

A inovação sempre guiou a atuação da Sotkon. Logo após a sua fundação, a empresa criou o seu primeiro sistema de contentores enterrados – o KONCEPT. Em 2005, foi pioneira na introdução, em Portugal, de sensores de nível para a gestão inteligente de resíduos e, nos anos seguintes, continuou a lançar novos sistemas simples e eficientes como, por exemplo, os sistemas EVOS, QUBUS, INTEGRA e APTO.

Em 2014, voltou a destacar-se ao integrar controlos de acesso nos equipamentos de deposição. Em 2017, desenvolveu a plataforma digital Sotkis (Sotkon Intelligent Systems), permitindo uma gestão mais eficiente do setor dos resíduos e, em 2022, deu um passo decisivo ao instalar as primeiras unidades com o sistema Sotkis PAYT.

Celebração à altura

Para assinalar este momento tão significativo, a Sotkon reuniu colaboradores e parceiros, nacionais e internacionais, e organizou uma celebração no passado dia 26 de setembro, em Cascais.

O evento incluiu vários momentos de convívio, começando por uma divertida aula de golfe e culminando num almoço comemorativo. Mais de 90 pessoas marcaram presença, num ambiente descontraído e acolhedor, e que reforçou os laços construídos ao longo destas três décadas.

Visão para o futuro: Inovar para sustentar

A empresa já tem em marcha uma ambiciosa estratégia para a próxima década e, neste contexto, prepara-se para lançar uma nova solução que representa um avanço significativo na gestão de resíduos urbanos: o Sotkis P(L)AYT, acrónimo de “Pay Less As You Throw”.

Esta plataforma digital, aplicável a qualquer tipo de contentor, de qualquer fabricante, agrega os princípios PAYT (Pay As You Throw), RAYT (Reward As You Throw) e SAYT (Save As You Throw), recorrendo aos princípios da gamificação e a sistemas de recompensa para estimular práticas sustentáveis junto da população. Enquanto isso, permite também às entidades gestoras recolher e analisar dados através de algoritmos de inteligência artificial, contribuindo para a definição de políticas mais eficazes para o aumento das taxas de reciclagem e redução dos resíduos enviados para aterro.

Três décadas de confiança, um futuro de sustentabilidade

A celebração dos 30 anos representa assim não um ponto de chegada, mas um novo ponto de partida – convictos de que o melhor ainda está por vir.

*Este artigo foi publicado na edição 114 da Ambiente Magazine