“A Pecuária Extensiva Face aos Desafios da PAC” em debate num webinar luso-espanhol

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, a Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha, organizam, no próximo dia 5 de novembro de 2020, das 15h às 18h, o webinar Luso-Espanhol sobre “A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da PAC”.

Este evento, segundo as entidades, surge na sequência do cancelamento, em consequência da Covid-19, do II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural programado para 5 e 6 de novembro, em Beja.

O objetivo do webinar Luso-Espanhol sobre “A Pecuária Extensiva Face aos Novos Desafios da PAC” é discutir os aspetos técnico-científicos e de política agrícola associados à pecuária extensiva e ao meio rural envolvente e apresentar os seus importantes contributos económicos, ambientais, territoriais, e sociais, tanto aos produtores agropecuários como ao público em geral. Assim, refletir em conjunto sobre o papel da pecuária extensiva, dos benefícios do pastoreio, da valorização das variedades de plantas e das raças locais, da sua capacidade de resiliência, da dinamização e enriquecimento do espaço rural são alguns dos temas em debate.

Ambas as entidades consideram que a partilha conjunta de informação, à escala ibérica, deve ser encarada como uma “oportunidade única para o futuro”, até porque a “crescente urbanização da sociedade” revela um “preocupante desconhecimento sobre a importância da agricultura, da pecuária e da floresta, como um todo vital para a defesa da biodiversidade, para o desenvolvimento rural e para o combate às alterações climáticas”. Assim, consideram ser “oportuno e urgente dar a conhecer este importante setor de produção, de forma objetiva e séria, e reclamar medidas de política no âmbito da nova PAC tendo em vista a sua sustentabilidade”.

A sessão que vai decorrer por via plataforma zoom, tem confirmada a participação do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, do diretor-geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, do deputado europeu Álvaro Amaro e do residente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa. Do lado de lá da fronteira ibérica está confirmada a presença de Esperanza Orellana, diretora general de Producciones y Mercados de Espanha, da deputada europeia Clara Aguilera, do representante das cooperativas agroalimentares de Espanha, Angel Pacheco, e do representante da FADSG, Agustín Gonzalez.