A sustentabilidade é tema no Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

A sustentabilidade é tema no Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

Esta quinta-feira, 10 de novembro, comemora-se pela primeira vez o Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência, onde todos os centros culturais de todo o mundo são convidados a desenvolver atividades tendo como base os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU. Uma parceria entre a UNESCO e diferentes redes internacionais de museus e centros de ciência.

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva junta-se a esta comemoração com um debate participativo dedicado ao tema da sustentabilidade das cidades, que visa promover a reflexão e a discussão públicas em torno da recuperação urbana sustentável.

Entre as 19:00 e as 20:30, os participantes juntam-se a investigadores e autarcas para debater problemas e ideias em torno do futuro da mobilidade e transportes, reabilitação urbana, espaços verdes, turismo e higiene urbana.

Já pelas 20: 30 e 22:30 os participantes são convidados a fazer parte do grande debate, em que ao estilo de uma Assembleia participativa, as soluções encontradas pelos grupos de trabalho serão discutidas por um público mais alargado.

As escolas também são convidadas a celebrar este dia com um circuito de desafios sobre a sustentabilidade das cidades. A partir das 10:30, os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário vão explorar um percurso ao estilo de peddy-paper, com cerca de 90 minutos de duração, e discutir os principais problemas e desafios para uma cidade mais sustentável.

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia. Pode consultar o programa completo e inscrever-se em www.pavconhecimento.pt