“A Tua Escola é a Mais Amarela?” quer sensibilizar a população escolar nos Açores

“A Tua Escola é a Mais Amarela?” quer sensibilizar a população escolar nos Açores

A Tetra Pak, em parceria com a Empresa Municipal Praia Ambiente, cria o “Prémio Escola Sustentável 2021” nos Açores, através da primeira edição da iniciativa “A Tua Escola é a Mais Amarela?”, dirigida às escolas do município da Praia da Vitória. A ação visa “envolver a população escolar na separação correta de embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo para que possam ser enviadas para reciclagem.

Em comunicado, a Tetra Pack refere que, a cada escola inscrita será fornecido um contentor destinado à recolha das embalagens, sendo que apenas serão aceites embalagens provenientes da habitação do aluno e professor ou da própria escola participante. As três escolas que alcançarem a taxa mais alta de separação de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) da Tetra Pak por aluno, serão as premiadas. As recompensas atribuídas no final do concurso serão aplicadas de forma a tornar as escolas mais sustentáveis.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, afirma que “a proteção do planeta é uma das prioridades basilares da Tetra Pak e, como tal, um foco de ação em toda a atividade que desenvolvemos interna e externamente. O Prémio Escola Sustentável 2021 vem reforçar a expansão contínua do nosso plano de ações de sensibilização para incentivar a reciclagem das embalagens da Tetra Pak e apelar à forma correta de o fazer, através da respetiva colocação no ecoponto amarelo. Neste caso, estamos a agir junto da população mais jovem, com uma iniciativa que permite enraizar estes hábitos de uma forma didática, motivadora e divertida”.

Tiago Ormonde, vereador e presidente do conselho de administração da Praia Ambiente, E.M., declara que “é com orgulho que nos juntamos à Tetra Pak e damos início à primeira edição desta atividade, que vem alertar os mais jovens para a importância da reciclagem e promover as melhores práticas junto dos alunos do concelho da Praia da Vitória, seguindo um formato lúdico e apelativo. Garantir um futuro melhor para o nosso planeta é uma missão que todos partilhamos e devemos manter presente, do mais pequeno gesto a ações conjuntas como esta. Todas as escolas são convidadas a participar e mal podemos esperar pelo momento das pesagens no final destes três meses.”

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, através do e-mail: aea@praiaambiente.pt., preferencialmente até ao dia 8 de janeiro de 2021. Os resultados serão divulgados até 90 dias após o encerramento do concurso.