“A Viagem de Shibula” do Jardim Zoológico faz parte das comemorações do Dia do Rinoceronte

“A Viagem de Shibula” do Jardim Zoológico faz parte das comemorações do Dia do Rinoceronte

No dia 22 de setembro é celebrado em todo o mundo o Dia do Rinoceronte. De forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico lança o terceiro conto do projeto “Contos do Zoo” que dará a conhecer um dos primeiros programas de conservação desenvolvidos pelo parque e que resultou na reintrodução em habitat natural da Shibula, um Rinoceronte-negro (Diceros bicornis).

Segundo o Zoo, são cinco as espécies de rinoceronte em todo o mundo, distribuídas entre África e Ásia. O Rinoceronte-negro é uma das espécies africanas, e está classificada como Criticamente em Perigo pela IUCN, a União Internacional para a Conservação da Natureza. Em 1991, aquando da reintrodução da Shibula, a espécie estava em acentuado declínio, sobretudo devido à caça para a obtenção do chifre para venda no mercado ilegal. A população de Rinocerontes-negros em África não ultrapassava os 2500 animais, no entanto, devido aos programas de conservação desenvolvidos sob cuidados humanos, atualmente verifica-se uma tendência de crescimento da população.

“A Viagem de Shibula” conta a história de um dos mais antigos funcionários do Jardim Zoológico, e a viagem mais emocionante de sempre: “quando teve de levar um Rinoceronte-negro para o seu habitat natural, em África”, conta o Zoo em comunicado, acrescentando que a “viagem durou 15 dias, entre o navio que os levou até ao continente africano e um avião até ao destino final. Um conjunto de desafios bem-sucedidos que resultaram numa descendência de 11 novos animais”.

Os “Contos do Zoo” são um conjunto de obras escritas, ilustradas e contadas pelo Jardim Zoológico, que pretendem dar a conhecer de forma cativante as histórias que estão por trás dos projetos de conservação do parque, sensibilizando os leitores para a importância dos zoos na conservação das espécies. Estas obras infantojuvenis, são lançadas mensalmente através do blog e do canal de Youtube oficial do Jardim Zoológico, e são baseadas em factos reais.

No próximo dia 22 de setembro os interessados podem assim subscrever o canal de YouTube oficial do Jardim Zoológico e conhecer em primeira mão as histórias, os nomes, as dificuldades e as conquistas que estão por detrás da conservação das diferentes espécies.