“A voz da floresta do Arouca” é o mote da ação de voluntariado

De 16 de julho a 3 de agosto, o Arouca Geopark recebe a ação de voluntariado “A voz da floresta do Arouca Geopark”, no âmbito da ação de longa duração “Voluntariado Jovem na Floresta – Juventude Ativa”, promovida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

O território Arouca Geopark detém um património natural que importa conhecer, conservar e divulgar junto da população local, visitantes e turistas. Classificado como Geoparque Mundial da UNESCO, este território apresenta 3 Sítios de Importância Comunitária designadamente Sítio Rio Paiva, Sítio Serras da Freita e Arada e Sítio Montemuro, onde se encontram habitats naturais e espécies de elevado interesse para a Conservação.

Neste sentido, para os responsáveis, “torna-se urgente apelar a consciencialização para a importância do trabalho voluntário em prol da conservação e/ou melhoria do património natural deste território, pois todos juntos poderemos ser a «voz» que salvaguarda este legado natural”.

As inscrições para participar nesta ação de voluntariado podem ser feitas aqui.