ABB apoia vontade da Noruega em aumentar o volume de energia limpa

ABB apoia vontade da Noruega em aumentar o volume de energia limpa

Categoria Ambiente, Energia

A tecnologia de transformadores do grupo ABB, líder em tecnologias de energia e automação, apoia o impulso da Noruega para aumentar o volume de energia limpa que pode transportar de forma fiável ao longo da sua rede, utilizando os corredores de transmissão já existentes.

A ABB ganhou uma encomenda no valor de cerca de 30 milhões de dólares do operador de redes de transporte norueguês Statnett SF, para fornecer transformadores de potência que ajudarão a aumentar significativamente a capacidade de rede elétrica central do país, reforçando a sua segurança energética e a capacidade de transportar mais energia renovável.

A encomenda para nove transformadores foi realizada no segundo trimestre de 2015. Inclui sete autotransformadores de 1000 megavolt amperes (MVA) 420/300 quilovolts (kV) e dois transformadores de potência de 300 MVA 420/132 kV.

Os transformadores irão ajudar a aumentar a capacidade de transporte da rede principal da Noruega e assegurar um fornecimento de energia estável. Os transformadores irão também apoiar a integração de mais energia renovável, ajudando a Noruega a alcançar objetivos climáticos ao mesmo tempo que fornece energia limpa ao país e ao resto da Europa.

“Estamos satisfeitos que a tecnologia de transformadores de última geração da ABB tenha sido escolhida para apoiar uma atualização importante da rede de transporte principal da Noruega”, referiu Bernhard Jucker, presidente da divisão Power Products da ABB. “Como parte da nossa estratégia Next Level, a ABB está empenhada em apoiar a integração de energias renováveis e o desenvolvimento sustentável de infraestruturas de energia”, acrescentou.

Como parte de um dos maiores projetos do mundo do seu tipo, a Statnett está a atualizar a tensão da rede principal da Noruega de 300 a 420 kV através da conversão de linhas elétricas de 300 kV e subestações existentes, ou pela substituição de linhas antigas de baixa capacidade por novas linhas, de maior capacidade. Utilizar corredores de transmissão existentes é uma solução rentável respeitadora do ambiente ao aumentar a capacidade da rede e reduzir as perdas com pouco impacte paisagístico.

A ABB oferece uma gama completa de transformadores de potência e de distribuição concebidos para oferecerem fiabilidade, durabilidade e eficiência. A ABB é um dos principais fabricantes de transformadores em todo o mundo e disponibiliza ambos os transformadores, do tipo com líquido e seco, assim como serviços para apoio completo durante o ciclo de vida, incluindo peças e componentes de substituição.