ABB converte instalação elétrica de fábrica de laticínios no edificio da Toni-Areal em Zurique

ABB converte instalação elétrica de fábrica de laticínios no edificio da Toni-Areal em Zurique

Categoria Ambiente, Energia

A ABB criou os sistemas de distribuição elétrica para o novo edifício da Toni-Areal em Zurique, uma antiga fábrica de laticínios. O projeto incluiu desde o fornecimento global do quadro de distribuição principal, com disjuntores ABB, até aos quadros de sub-distribuição, onde os disjuntores modulares da gama S800 de alta performance foram combinados com o sistema de plug-in à prova de toque SMISSLINE TP.

Esta gigantesca estrutura foi erguida originalmente na década de 70 e transformava diariamente milhões de litros de leite em iogurte, manteiga, nata, queijo, gelados e leite em pó. A fábrica parou de funcionar em 1999 e, em 2009, começaram as obras de readaptação da estrutura para albergar a Universidade de Artes de Zurique (ZHdK) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW).

Além dos dois institutos académicos, o amplo edifício também é sede do museu Schaudepot, que recebe exibições temporárias e reúne quatro coleções de Design, Artes Gráficas, Arte Aplicada e Posters. Conta com auditórios, teatros, salas de ensaio, estúdios, oficinas, estúdios de filmagem e de gravação, um cinema, cafés e 100 apartamentos residenciais.

“Trabalhando com os nossos parceiros, desenhámos e criámos os sistemas de distribuição elétrica por todo o edifício”, disse Mike Mustapha, diretor geral da Unidade de Negócio de Produtos para Edifícios da divisão de Electrification Products da ABB. “Todos os quadros de distribuição de baixa tensão foram adaptados com o flexível sistema de plug-in à prova de toque Smissline da ABB para uma utilização com total segurança. Isto permite que os componentes elétricos sejam substituídos em tensão, garantindo o funcionamento ininterrupto das operações. Esta é uma grande vantagem, garantindo uma redução de custos em toda a vida útil do sistema.”

A corrente de curto-circuito local é elevada devido à proximidade do posto de transformação, o que justifica a escolha dos disjuntores de calha DIN de alta performance S800. A utilização da gama S800 de alta performance garante proteção extra. Os S800 são muito compactos e foram instalados diretamente na configuração vertical dos barramentos SMISSLINE TP, o que por si só já economiza espaço, uma vez que a cablagem de saída está ligada diretamente aos equipamentos, dispensando a necessidade de terminais de entrada separados.