ABB fornece maior eficiência energética à Virgin Voyages

ABB fornece maior eficiência energética à Virgin Voyages

Categoria Advisor, Empresas

O primeiro de uma frota de três inovadores navios de cruzeiro da Virgin Voyages, projetados e construídos com a responsabilidade ambiental em mente, tem entrega prevista para 2020 e a sua energia será fornecida pela ABB, com maior eficiência.

Cada um dos navios com cerca de 110.000 toneladas terá propulsão Azipod da ABB, um sistema de propulsão orientável sem engrenagem onde o motor de acionamento elétrico está numa cápsula submersa fora do casco do navio. A propulsão Azipod tornou-se num padrão da indústria no segmento de cruzeiros, com a capacidade comprovada de reduzir o consumo de combustível em até 15%, em comparação com os sistemas tradicionais de propulsão em linha de transmissão.

“Tornar a Virgin Voyages ambientalmente sustentável é essencial para a nossa visão e estamos satisfeitos com a propulsão Azipod da ABB, que nos ajudará a atingir esta meta. Combinado com excelente manobrabilidade, foi uma escolha natural para os nossos navios”, disse Stuart Hawkins, vice presidente sénior de Operações Marítimas e Técnicas da Virgin Voyages.

“A propulsão elétrica Azipod representa a inovação e eficiência como nenhum outro sistema de propulsão e é fundamental para a nossa visão de transporte elétrico, digital e conectado”, disse Peter Terwiesch, presidente da divisão Industrial Automation da ABB. “Com base em 25 anos de experiência e desenvolvimento, a nossa tecnologia de propulsão Azipod continua na liderança dos navios de mobilidade electrónica do futuro, sustentando o nosso compromisso com uma tecnologia de desempenho superior, fiável, segura e com uma preocupação ambiental”, acrescenta.

Duas unidades Azipod XO, com uma potência de propulsão combinada de 32 MW (43.000 HP), impulsionarão cada um dos três navios. Além da mais alta eficiência energética, as unidades Azipod XO, onde “X” significa “próxima geração” e “O” operação em águas abertas, proporcionam alta manobrabilidade e ruído mínimo para maior conforto dos passageiros.

Cada embarcação contará com o conceito completo de central elétrica da ABB — uma solução que engloba geradores de eletricidade, quadros de distribuição, transformadores e um sistema de controlo remoto para manobrar as unidades Azipod a partir da ponte do navio. A combinação da propulsão Azipod com o conceito de central elétrica da ABB possibilita a configuração de todo o equipamento para um desempenho otimizado, resultando em maior eficiência e menores emissões.

Em consonância com a abordagem “Electric. Digital. Connected.” da ABB que concebe o futuro digital e conectado, estas embarcações terão a capacidade de se conetar ao sistema da ABB Ability Collaborative Operations Centers. Esta rede usa a monitorização remota de equipamentos e análise de dados para permitir a manutenção preditiva, intervenções planeadas ou até mesmo suporte técnico remoto.

Os motores de quatro tempos que alimentam os geradores de eletricidade (quatro por navio) serão equipados com turbocompressores TPL-C da ABB, projetados para lidar com operações exigentes e consistentemente escolhidos para grandes navios de cruzeiro pela sua fiabilidade e eficiência.

Desde a primeira instalação, há mais de 25 anos, a propulsão Azipod economizou aproximadamente 700.000 toneladas de combustível, com cerca de 15 milhões de horas de operação e com uma impressionante taxa de disponibilidade de 99,8%.