ABB selecionada para construção de uma linha elétrica entre o Reino Unido e a França

ABB selecionada para construção de uma linha elétrica entre o Reino Unido e a França

Categoria Ambiente, Energia

A ABB recebeu uma ordem de compra no valor de 270 milhões de euros dos operador de rede elétrica, a inglesa National Gride e a francesa Réseau de Transport d’Electricité (RTE), para fornecer tecnologia HVDC (corrente contínua de alta tensão) que vai ligar as redes de energia da França e do Reino Unido.

A ABB irá participar do projeto de interconexão, que aprofunda a integração dos mercados de eletricidade franceses e britânicos. A linha, que terá uma capacidade de 1.000 megawatts, ligará Chilling, em Hampshire, na costa sul da Inglaterra, a Tourbe, no norte da França, cobrindo uma distância de 240 quilômetros através do Canal da Mancha.

Além disso, fornecerá as duas centrais de conversores HVDC Light® de corrente contínua de alta tensão, localizadas em França e Inglaterra, que serão ligadas através de um cabo submarino. As centrais fazem a conversão de corrente alternada em corrente contínua e, em seguida, de novo em alternada de modo a fazer a distribuição da mesmo. Isso permite uma distribuição eficiente e fiável de grandes quantidades de energias através de longas distâncias, com perdas mínimas.

“Este contrato reforça a nossa posição de liderança em projetos HVDC, e contribui para o nosso crescimento rentável como um parceiro de escolha para o desenvolvimento de redes mais robustas, inteligentes e ecológicas”, afirmou Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB.