ABB vai conectar maior parque eólico offshore do mundo à rede elétrica do Reino Unido

ABB vai conectar maior parque eólico offshore do mundo à rede elétrica do Reino Unido

Categoria Ambiente, Energia

A ABB recebeu um pedido de mais de 250 milhões de dólares (cerca de 221 milhões de euros) da empresa dinamarquesa DONG Energy, para fornecer um sistema de cabos de 220 quilovolts (kV) que conectará o parque eólico offshore Hornsea Project One no Mar do Norte com a rede elétrica do Reino Unido em terra. Este é o terceiro projeto que a ABB irá realizar para a DONG Energy, após as ligações Burbo Bank Extension e Walney Extension, construídos no mar da Irlanda.

O Hornsea Project One será o parque eólico offshore com maior capacidade a nível mundial, capaz de gerar 1,2 gigawatts de energia renovável e levar eletricidade limpa a mais de um milhão de habitações no Reino Unido.

A ABB fornecerá o sistema de cabos submarinos de corrente alternada (CA) para os circuitos este e oeste, que transportarão a eletricidade a uma distância de cerca de 120 quilómetros, do parque eólico até terra firme na costa leste do Reino Unido.

O parque eólico, com uma extensão de mais de 400 quilómetros quadrados, contribuirá de forma significativa para o aumento da produção limpa de energia elétrica de origem marítima. Fica assim reforçada a posição do Reino Unido como o primeiro país do mundo na produção de energia eólica offshore, e estará mais próximo da sua meta de 30% da sua produção total de eletricidade ser obtida a partir de fontes renováveis até 2020, com a consequente redução das emissões de dióxido de carbono, refere a empresa, em comunicado. Prevê-se que a conexão com o parque eólico esteja operacional em 2019.

Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB, explica que “as linhas de cabos de alta tensão desempenham um papel fundamental no transporte fiável e eficiente de energia limpa a milhões de pessoas. Este projeto é mais um exemplo de como as tecnologias da ABB facilitam a integração das energias renováveis e conseguem reduzir o impacto ambiental, o que constitui um elemento-chave da estratégia Next Level da empresa”.

Por sua vez, Duncan Clark, Programme Director do Hornsea Project One na DONG Energy, afirma que “este projeto bate recordes nas quantidades de energia gerada, tamanho físico e distância à costa. Temos trabalhado em conjunto com a ABB para encontrar as melhores soluções técnicas e comerciais. Esta colaboração conseguiu encontrar as melhores soluções para este projeto grande e complexo, e também nos permitiu conter os custos em todo o ciclo de vida do parque, o que irá servir como modelo para outros projetos futuros. Esperamos poder continuar a trabalhar em conjunto com a ABB na implementação segura e no cumprimento dos prazos do projeto”.

A ABB tem um longo histórico de projetos de conexão a parques eólicos offshore. Os sistemas de cabo, tanto subterrâneos como submarinos, são importantes componentes das redes de energia sustentáveis e transmitem grandes quantidades de eletricidade a longas distâncias. Com mais de 130 anos de experiência no negócio dos cabos, a ABB já colocou centenas de linhas em funcionamento em todo o mundo.