Abertas as candidaturas ao Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural

O Município de Idanha-a-Nova está aceitar candidaturas até 10 de julho para o Prémio Fórum Mundial de Inovação Rural, que vai premiar empresas que inovam, geram riqueza, emprego e fixação de população, preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos.

A iniciativa decorre do III Fórum de Inovação Rural, que acontece em simultâneo com a XXI Feira Raiana, e tem um propósito de valorização de experiências empresariais inovadoras que potenciam a criação de riqueza e desenvolvimento sustentável no mundo rural. De 26 a 30 de julho de 2017, o evento é organizado em conjunto pelo Município de Idanha-a-Nova, o CMCD de Idanha-a-Nova, o Ayuntamiento de Moraleja e a Diputación de Cáceres.

Serão distinguidas cinco empresas, uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e quatro menções honrosas, destacando jovens e mulheres empreendedores. As empresas vencedoras beneficiam de prémios monetários (cinco mil euros para o 1.º lugar e mil euros para as menções honrosas), espaço para desenvolver a sua atividade, apoio de consultoria estratégica e coaching em liderança e comunicação.

Podem candidatar-se empresas inovadoras do território EUROACE (eurorregião composta por Alentejo – Centro – Extremadura espanhola), constituídas há pelo menos seis meses. As candidaturas são abertas por iniciativa das empresas, via preenchimento de formulário online.

O Fórum de Inovação Rural é cofinanciado pelo programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V A Espanha-Portugal (POCTEP 2014-2020) e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.