Ações de Voluntariado Ambiental da ASPEA retomam à normalidade

Ações de Voluntariado Ambiental da ASPEA retomam à normalidade

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) reativa as ações de Voluntariado Ambiental para 2021-2022, com atividades em Lisboa, Braga, Viseu e Aveiro, pode ler-se numa.

Um dos pilares da ASPEA é o voluntariado ambiental, razão pela qual a associação tem trabalhado no sentido de desenvolver e realizar atividades que contribuam para a consciencialização ambiental do público em geral. Desde 2017, a Associação desenvolve o programa anual, com atividades no último domingo de todos os meses que são organizadas, parte delas, em parceria com entidades locais, nomeadamente câmaras municipais, juntas de freguesia e outras associações. São sempre atividades no exterior, ligadas ao ambiente e à proteção ou manutenção da natureza.

Ao longo dos anos, foram organizadas diversas ações, desde limpezas de praias, rios e florestas, plantações, controle de plantas exóticas e trabalhos de manutenção em hortas urbanas. Todas estas atividades procuram recuperar e manter espaços naturais e construídos e estão abertas a qualquer pessoa, independentemente da idade, refere a mesma nota partilhada pela ASPEA.

Por forma a chegar a um maior número de pessoas e abranger diferentes locais, este ano, o programa de voluntariado deixará de estar associado apenas ao núcleo de Lisboa, como tem sido até ao momento, e será realizado sob a coordenação dos vários núcleos da ASPEA. Assim, existirão ações em Lisboa, Braga, Viseu e Aveiro.

Devido à pandemia de Covid-19, as atividades de voluntariado ambiental estavam suspensas, retomando agora a normalidade. A primeira ação “Atividades na Quinta”, será no dia 31 de outubro, na Quinta da Cruz, em Viseu, com uma ação de limpeza das margens e consolidação de um caminho pedonal do rio Pavia na sua extensão dentro desta quinta.

A participação em todas as atividades é gratuita e está limitada, razão pela qual será disponibilizado um formulário de inscrição para cada ação no início do mês da atividade.

As inscrições para a atividade de 31 de outubro – “Atividades na Quinta”- já estão disponíveis aqui.