Academia ADENE promove 3 cursos especializados no âmbito da Certificação Energética dos Edifícios

Academia ADENE promove 3 cursos especializados no âmbito da Certificação Energética dos Edifícios

A Academia ADENE implementa um novo modelo formativo no âmbito da Certificação Energética dos Edifícios (SCE). De acordo com a Agência de Energia, exercer a atividade de Perito Qualificado (PQ) requer dispor de “formação de base focada na legislação relativa ao desempenho energético dos edifícios”, associada a “formações complementares para o reforço das respetivas competências técnicas e profissionais” assim como, a “melhoria contínua dos trabalhos de certificação energética dos edifícios”.

Neste sentido a Academia está a promover uma Formação de Base organizada em 3 cursos distintos, com o objetivo de “disponibilizar a adequada preparação para o desenvolvimento de atividades no âmbito do SCE”, bem como para os “respetivos exames de caráter obrigatório no processo de reconhecimento de Perito Qualificado”.

Cada curso é estruturado por módulos:

  • Curso de preparação para PQ-I (Módulo Conceitos Básicos de Térmica de Edifícios (CBTE), Módulo Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH), Módulo Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS), focado nos Pequenos Edifícios de Comércio e Serviços (PESsC)
  • Curso de preparação para PQ-II (módulo CBTE, módulo de RECS)
  • Curso de preparação para PQ-I e PQ-II, (conteúdos dos cursos PQ-I e PQ-II)

Para a Formação Complementar, os técnicos do SCE dispõem de uma oferta formativa dirigida a temas específicos, como por exemplo: Certificado Energético, Ventilação, Climatização, Pequenos Edifícios de Comércio e Serviços: Avaliação Energética, Solar Térmico, Gestão Técnica Centralizada, ou IFRRU 2020.

O plano de formação para os próximos meses, nas várias áreas da Academia ADENE, já está disponível no site da Academia ADENE.