Academia LIPOR encerra 2025 com resultados positivos e reforça o seu papel na formação para a Sustentabilidade

A Academia LIPOR encerrou o ano de 2025 com um balanço muito positivo da sua atividade formativa, num ano marcado pela celebração do seu 10.º aniversário. Os resultados alcançados reforçam a consolidação da Academia LIPOR como uma referência nacional na formação nas áreas dos resíduos e da sustentabilidade ambiental.

Ao longo do ano, foram realizados 48 cursos, correspondentes a 254 horas de formação, envolvendo 1.448 formandos, com uma taxa global de satisfação de 94%. A oferta formativa manteve-se alinhada com as orientações estratégicas da LIPOR, contribuindo diretamente para a concretização do PAPERSU LIPOR, através da capacitação de agentes políticos, técnicos e da comunidade em geral nos domínios da prevenção e reciclagem de resíduos, economia circular e sustentabilidade.

A celebração dos 10 anos da Academia LIPOR ficou assinalada pelo lançamento de um novo portal online, com navegação mais intuitiva e design renovado, reforçando a aposta na inovação digital e na proximidade com os públicos. O programa comemorativo integrou ainda uma conferência dedicada à importância da formação e ao papel da inteligência artificial nos processos formativos, com a participação de diversas entidades de referência, bem como um encontro dedicado à equipa de formadores, promovendo a valorização e o reforço de competências.

No eixo da Formação para Empresas, foram realizadas 27 ações de formação, superando a meta inicialmente definida, envolvendo 27 empresas de setores diversos. As temáticas mais procuradas foram sustentabilidade, economia circular, reciclagem e desperdício alimentar, registando-se níveis elevados de satisfação por parte dos clientes, na ordem dos 95%.

Os indicadores globais confirmam a superação das metas definidas para 2025, quer ao nível da execução do plano de atividades, quer da qualidade das ações desenvolvidas. Em 2026, a Academia LIPOR estará focada na consolidação das suas parcerias estratégicas, bem como no reforço da oferta formativa dirigida a empresas e municípios associados